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Filosofia ~ Simbologia

Introdução 

Diz a sabedoria popular que "a beleza ou a feiura está nos olhos de quem vem: assim para alguém faminto um pedaço de pão é um suntuoso banquete, para alguém mal educado bons modos são posturas esnobes, para alguém selvagem sensibilidade é fraqueza e para alguém ignorante conhecimento é loucura." Com efeito, adicionamos nesta seção os mais variados tipos de simbologia para servir de base apara a reflexão, criação de artes e desfrute do lazer como, por exemplo, uma simples leitura para alimentar a alma, inspiração para contar histórias a luz do luar, ilustrar aulas, palestras, rituais etc. Para ficar mais divertido sugerimos alguns aplicativos disponíveis como ....


Conceito

Formas de comunicação ou transmissão de conhecimento e, por consequência, de energia.


Tipos

Natural (arquétipos, elementos naturais, seres vivos, mímicas), 

Artificial (alfabetos, números, placas, datas, insígnias, heráldicas, divisões geopolíticas) 

Mística (selos, formas geométricas, desenhos, tatuagens, estampas, quadros, cartoons, filmes digitais etc.).



Considerações

Da mesma forma que na semi-ótica, o estudo da simbologia permite à pessoa dar o sentido que quer ou por consenso a cada símbolo, mas também permite interpretações vagas, ambíguas ou deturpadas. 

Assim, a percepção é variável segundo a condição daquele que observa e que um mesmo símbolo (ou, melhor dizendo, um código energético), embora neutro em termos essenciais (mas universalmente associativo, à semelhança duma virtude que contém em si todas as demais), pode ter múltiplas interpretações, variando conforme as tendências e influências recebidas pela personalidade. Por exemplo, um cubo transparente em 3 dimensões pode ser observado de três formas: com a frente para cima, com a frente para baixo ou em sua totalidade; o dragão para alguns cristãos simboliza o mal, enquanto que para outros a síntese dos 5 elementos; algumas boas palavras e comportamentos orientais soam como algo ruim no ocidente e, da mesma forma, algumas boas palavras e comportamentos ocidentais soam ruim no oriente; já o gesto da mão chifrada é positivo para os roqueiros, adeptos do paganismo, do budismo, do satanismo e dos surdos e mudos, enquanto para alguns cristãos significa o sinal da besta disfarçado; o branco no oriente é a cor do luto enquanto no ocidente é o preto. Nesse mesmo sentido, podemos nos questionar: exibir fotos com pessoas famosas é uma demonstração de vaidade ou humildade? Omitir-se ou bater no filho arteiro é amar ou não se importar? Dar esmola para viciados em tóxicos é piedade ou conivência? Pessoa flertada indiferente indica repulsão aberta ou atração contida? Assim, em virtude da subjetividade dos códigos energéticos, devemos adotar aqueles que despertem o maior impacto psíquico ou físico desejado, evitar exposições ambíguas que possam causar mal entendidos e não negligenciar os padrões naturais, como, por exemplo, num caso de síndrome aguda, resfriar um corpo excessivamente frio ao invés de esquentá-lo ou esquentar um corpo excessivamente quente ao invés de resfriá-lo, a fim de evitar um colapso energético vital. 

Por isso, mais importante do que memorizar ou decorar milhões de informações e símbolos, é alcançar os objetivos desejados com a simbologia como, por exemplo, no planejamento de um edifício hospitalar, num templo etc. 

É curioso notar que a maioria dos idiomas, senão todos, derivam do inglês e de línguas latinas, eventualmente mesclados com desenhos como os hieroglifos egípcios (vide imagem abaixo).



Portanto, considerando ser o número 7 usado para simbolizar o nascimento do sol e a chegada do crepúsculo (7 e 19:00 horas), e por isso tantos simbolismos transcendentais místicos, escolares, científicos, populares etc. [Trem das 7, Pintando o 7, Ultraseven, 7 Pecados e 7 Virtudes, 7 Selos do Apocalipse, Arcano 7 Carro ou Torre (1+6) do Tarot, 7 Mares, 7 Maravilhas do Mundo, Branca de Neve e os 7 anões, O Filho do 7º Filho, 7 vidas do gato e 7 anos de perdão do ladrão, 7 palmos abaixo da terra e vela de 7 dias, 7 Chackras Hindus; nomenologicamente o mês de Setembro, o Centro de Treinamento Esportivo CET, ou o programa científico por vida extraterrestre inteligente SETI Program; em termos de datas, o caso Roswell de 07 de julho, Independência do Brasil e fundação da Alemanha Ocidental em 07 de setembro etc.], seguem abaixo algumas interpretações do simbolismo dos 7 Planetas Alquímicos (indicando conteúdo em potencial) geralmente usados para inspirar toda a cultura universal.


Sol

Área da Vida: religião.


Cabala: 1º Andar da Árvore da Vida (Coroa). Rei. Pergaminho.


Continente: ártico.


Dia da semana: domingo.

Energia: eletricidade.


Metal: Ouro ou Urânio.

Entes da Luz: apolo, oxalá e oia, anjo ou médium (mensageiro interdimensional).


Entes da Trevas: diabo ou esfinge (dualidade espiritual e animal).


Hexagrama: céu (qian = cyan).

Instrumentos Mágicos: livros sagrados (simbologias que motivam ou alimentam a alma).


Milagre: iluminação (lógica ou sensatez).


Pecado: vaidade, orgulho.

Princípio Hermético: mentalismo.


Religião: cristianismo.


Totem: vaga-lume.


Virtude: humildade, fé.


Nota Musical: si.

Matemática: números positivos, linhas.


Lua


Área da Vida: ciência.


Cabala: 2º Andar da Árvore da Vida (Sabedoria e Inteligência). Rainha. Fila'delf'ia.


Continente: antártida.


Dia da semana: segunda.

Energia: magnetismo.


Metal: Prata ou Platina.

Entes da Luz: diana, oxóssi e obá, buda ou sacerdote (filósofos médiuns).


Entes da Trevas: bruxa ou sacerdotisa (filósofas médiuns).


Hexagrama: terra (k'un = sun).

Instrumentos Mágicos: espelho mágico (meios de comunicação tecnológicos ou telepáticos).


Milagre: transmutação alquímica (refinamento do espírito para a matéria e vice-versa).


Pecado: preguiça.

Princípio Hermético: correspondência.


Religião: budismo.


Totem: joão-de-barro.


Virtude: dedicação.


Nota Musical: lá.

Matemática: números negativos, vazio.



Marte


Área da Vida: defesa.


Cabala: 3º Andar da Árvore da Vida (Misericórdia e Severidade). Naipe de Espadas. 
Ti'atira. 

Continente: américa.


Dia da semana: terça.

Energia: fogo (relacionado ao patriarcalismo, ao oriente, ao batismo celeste, ao céu anterior
).

Metal: Ferro ou Aço.

Entes da Luz: ares, xangô e egunitá, djim (filósofos tecnológicos resistentes ao calor).


Entes da Trevas: morte, lobisomem (filósofos naturalistas integrados ao meio-ambiente).


Hexagrama: fogo (li = li), trovão (zhen = crem).

Instrumentos Mágicos: armas (recursos de ataque ou defesa simbólicos, físicos, psíquicos, ambientais ou tecnológicos).


Milagre: invisibilidade (camuflagem natural ou tecnológica).


Pecado: crime.


Princípio Hermético: vibração.


Religião: islamismo.


Totem: crocodilo.


Virtude: justiça.


Nota Musical: sol.

Matemática: multiplicação, triângulo.


Mercúrio


Área da Vida: saúde.


Cabala: 4º Andar da Árvore da Vida (Beleza). Cavaleiro e Dama. 
Lao'dicé'ia.

Continente: oceano.


Dia da semana: quarta.

Energia: eletromagnetismo, etér.


Metal: Mercúrio ou Grafita.

Entes da Luz: esculápio, ogum e iansã, xamã (filósofo 
terapêutico naturalista).

Entes da Trevas: golem, dr. frankstein 
(filósofo terapêutico tecnológico).

Hexagrama: céu (qian = cyan).

Instrumentos Mágicos: elixir da imortalidade (equilíbrio satisfatório entre corpo e espírito permanente).


Milagre: cura (reequilíbrio satisfatório entre corpo e espírito).


Pecado: exagero.


Princípio Hermético: polaridade.


Religião: taoísmo.


Totem: lagartixa.


Virtude: equilíbrio.


Nota Musical: fá.

Matemática: resultado ou igualdade, formas geométricas ou pentágono.


Júpiter


Área da Vida: política.


Cabala: 5º Andar da Árvore da Vida (Poder e Glória). Naipe de Paus. 
Esm'ir'na.

Continente: europa.


Dia da semana: quinta.

Energia: ar.


Metal: Bronze ou Estanho.

Entes da Luz: zeus, nanã e obaluaiê, ancestral (espíritos e seres antepassados).


Entes da Trevas: satanás (espíritos e seres vingadores).


Hexagrama: vento (xun = chum).

Instrumentos Mágicos: palavras mágicas (persuasão filosófica, simbólica ou argumentativa).


Milagre: encantamento (aceitação ou aprisionamento por palavras mágicas).


Pecado: inveja.


Princípio Hermético: ritmo.


Religião: confucionismo.


Totem: abelha (colmeia), recife de corais.


Virtude: simpatia.


Nota Musical: mi.

Matemática: adição, bixágono.


Vênus


Área da Vida: amor.


Cabala: 6º Andar da Árvore da Vida (Fundação). Naipe de Copas. S'ardes.


Continente: ásia.


Dia da semana: quinta.

Energia: água (relacionado ao matriarcalismo, ao ocidente, ao batismo terreno, ao céu posterior).


Metal: Cobre ou Níquel.

Entes da Luz
cupido, oxum e oxumaré, deva (guru ou instrutor).

Entes da Trevas: sereia (espíritos e mulheres de alta influência psíquica).


Hexagrama: lago (dui = guy).

Instrumentos Mágicos: poções do amor (técnicas de sedução).


Milagre: reprodução (entrada e saída interdimensional).


Pecado: traição.


Princípio Hermético: gênero.


Religião: hinduísmo.


Totem: coelho, cegonha.


Virtude: sinceridade.


Nota Musical: ré.

Matemática: divisão, círculo.


Saturno


Área da Vida: trabalho.


Cabala: 7º Andar da Árvore da Vida (Reino). 
Naipe de Ouros. d'Éfeso.

Continente: áfrica.


Dia da semana: sábado.

Energia: terra. 


Metal: Chumbo ou Diamante.

Entes da Luz: baco, iemanjá e omolu, ator (espíritos e seres de holly'wood).


Entes da Trevas: vampiro (parasitas, seres longevos mutualistas), zoom'bi (visão dual integrada, canibais).


Instrumentos Mágicos: pedra filosofal (filosofia lógica ou sensata com eficácia comprovada).


Hexagrama: montanha (gen = gema).

Milagre: multiplicação de pães (recursos produtivos com eficácia comprovada: por exemplo, fermento).


Pecado: avareza.


Princípio Hermético: causa e efeito.


Religião: judaísmo.


Totem: formiga.


Virtude: generosidade.


Nota Musical: dó.

Matemática: subtração, quadrado.



Como complemento para uma melhor alquimia mental e aproveitamento das artes em geral, sugerimos as seguintes subseções. Também aconselhamos, pelo seu forte conteúdo simbólico-psíquico universalista, seriados como Arquivos-X, Contos da Cripta, Histórias Maravilhosas, Show de Horrores, Além da Imaginação, Caça-Fantasmas, Futurama, Simpsons, Nilba e os desastronautas, Agentes da S.H.I.E.L.D, Constantine, Caverna do Dragão, MIB, Pinguins de Madagascar, Avatar - a lenda de Aang, Chaves, Chapolim etc.


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