Calendário Gaia

Filosofia ~ Ontologia

Diz no Caibalion: “Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.”

Associado ao Deus Egípcio Thoth, ao Deus Romano Mercúrio ou ao Deus Grego Hermes, os 7 Princípios Herméticos (Divinos, Providenciais, Universais, Naturais, Ontológicos ou Essenciais) seriam a base para todas as correntes filosóficas, seja por derivação, seja por exclusão:

1. Mentalismo: "O Todo é Mente; o Universo é mental".

Todo o Universo e tudo o que há Nele é um oceano de energia sutilmente interligado, variando apenas em frequência consciencial, forma, tamanho, temperatura, densidade e peso. Isso não é difícil de compreender considerando as influências mútuas e espontâneas do sistema nervoso autônomo com as funções fisiológicas dos seres vivos e dessas com o ecossistema. 

Correntes Filosóficas Relacionadas por Derivação: 
  • Idealismo de Platão, Berkeley e Friedrich Hegel (teoria em que tudo surge do mundo da razão).
  • Estoicismo de Epiteto (filósofo grego precursor da Teoria da Gravidade ou do Campo Unificado).
  • Patrística de Santo Agostinho (filósofo cristão seguidor de Platão).
  • Racionalismo de Parmênides, René Descartes, Spinoza, Giambattista Vico e Leibniz (teoria em que a verdade só pode ser conhecida pela razão). 
  • Fenomenologia de Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty (teoria em que a verdade se resume à fenômenos da razão, enquanto consciência ou percepção). 


2. Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima".

Basta observar calmamente que tudo o que há na Natureza segue uma forma análoga. O passado se funde ao futuro no presente e o macrocosmos se funde ao microcosmos na consciência. Considera-se que mesmo um nanotesla irradiado da menor partícula subatômica contenha todo o código onto-energético do Universo.

Através do Princípio da Correspondência, podemos compreender a imortalidade inerente à todas as coisas: como tudo é análogo, a substância primária que compõe os seres vivos corresponde à eternidade do tempo e à infinitude do espaço, e por isso a existência parece profundamente misteriosa, de modo que, ainda que os planetas pereçam, o éter no qual gravitam ficará intacto e a menor partícula atômica continuará em constante movimento ou vibração.


Eletricidade
Eletromagnetismo
Magnetismo
Ar, Fogo
Alma
Terra, Água
Sol
Nebulosas
Planetas
Núcleo de lava
Crosta terrestre
Atmosfera
Governo
Sociedade Civil
Áreas produtivas e ambiente natural
Alma racional
Alma emocional
Alma corpórea
Núcleo celular
Citoplasma
Membrana celular
Caroço
Polpa
Casca
Prótom
Neutrôm
Elétrom


Correntes Filosóficas Relacionadas por Derivação: 
  • Arquetipos de Neoplatônicos e Carl G. Jung (teoria em que o mundo da razão e dos 5 sentidos decorrem de matrizes ancestrais). 
  • Geometria Fractal de Karl Weierstrass e Benoît Mandelbrot (teoria em que um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido ou se divide indefinida e repetidamente em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original).
  • Parapsicologia (teoria que busca explicar fenômenos que transcendem as leis conhecidas da física, como telepatia, premonição, psicocinese e mediunidade em geral, daí a palavra "correspondência", sinônimo de "carta").  


3. Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".

É o princípio da fluência constante, em que, mesmo as rochas, aparentemente estáticas, estão sempre em movimento em virtude das constantes atividades e reações atômicas, culminando no Princípio do Ritmo.


Frio
Morno
Quente
Sólido
Líquido
Gasoso

Correntes Filosóficas Relacionadas por Derivação: 
  • Princípio da Impermanência Budista e Princípio da Mutação dos Confucionistas e Taoístas (I Ching).  




4. Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis".

Princípio que indica a igualdade e conexão essencial da Energia Universal ou a diversidade na Existência:  


Passado
Presente
Futuro
Antítese
Síntese
Tese
Destruição ou Mutação
Manutenção ou Fixação
Criação ou Geração
Baixo
Intermediário
Alto

Correntes Filosóficas Relacionadas por Derivação:  
  • Dialética de Sócrates (teoria em que a realidade possui natureza trina linear: tese, antítese e síntese). 
  • Relatividade de Albert Einstein (teoria em que a realidade é moldada pela velocidade da luz, gerando infinitas variações de densidade, peso, temperatura, forma, tamanho, impressões perceptivas etc.). 
  • Pós-Modernismo de Heráclito, Nietzsche, Wittgeinstein, Thomas Kuhn, Michel Foucault e Jacques Derrida (teoria em que não há uma origem ou regra absoluta, sendo tudo uma mistura entre o mundo da razão e o mundo dos 5 sentidos).



5. Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".

É a Lei dos Ciclos da Natureza e Fisiológicos descrito pelos Biólogos, que também não fogem ao Princípio da Correspondência:

Reino Mineral
Reino Vegetal
Reino Animal
Reino Hominal
Infância
Juventude
Vida Adulta
Velhice
Antiguidade
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Primavera
Verão
Outono
Inverno
Lua Crescente
Lua Cheia
Lua Minguante
Lua Nova
Manhã
Tarde
Noite
Madrugada


É interessante observar as graduais alterações evolutivas ou involutivas entre os reinos: a alma evolui para a luz e esta para a eletricidade, convertendo-se em calor gerando gases; os gases dão origem às nuvens e às águas; às águas se densificam evoluindo para os minerais; simples rochas como o granito evoluem para minérios como cristal e urânio, manifestando formas geométricas e emitindo radiação; os minérios se combinando com a água e a radiação elétrica evoluem para fungos e plantas simples como musgos; gramíneas evoluem para plantas mais complexas como belas e longevas árvores, e musgos ou fungos, por já terem uma consistência semelhante ao tecido animal e se locomoverem, evoluem para mariscos ou insetos; simples formigas desenvolvem senso de coletividade e geram dentro da própria espécie biotipos diferentes conforme a necessidade como formigas operárias delicadas e pequenas, formigas soldados maiores e fortes e formigas aladas; simples insetos evoluem para aracnídeos, aracnídeos evoluem para insetos alados (transmutando 8 patas em 6 patas e 2 asas) e anfíbios como a lagosta e a rã;  anfíbios evoluem para répteis como a lagartixa e o camaleão; também se pode fazer relações evolutivas entre peixes alados com morcegos, dragões de komodo com leões, macacos com seres humanos; por fim, em virtude da matéria ser influenciada mutuamente pela alma, o ser humano pode assimilar traços de outros reinos conforme suas escolhas culturais ao longo da história.

Correntes Filosóficas Relacionadas por Derivação: 
  • Evolução dos Espiritualistas e Darwinistas (teoria em que as almas e os corpos dos seres vivos, bem como a matéria, são aperfeiçoadas ao meio-ambiente por processo de adaptação). 



6. Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".

Princípio também chamado de Sexo pelos Biólogos, é o meio pelo qual a Natureza se reproduz ou o Universo se expande, contrai ou se mantém.

Correntes Filosóficas Relacionadas por Derivação: 
  • Lei do Triângulo dos Alquimistas (teoria em que tudo se manifesta ou existe pela combinação de 2 fluxos de energia de polaridades opostas). 
  • Sagrada Trindade dos Religiosos (teoria em que tudo provém, é mantido e é transformado por 3 fluxos de energia primordiais).


7. Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nada escapa à Lei".

Princípio também chamado de "Karma", "Ação e reação", "Lei de Justiça", "Retribuição Providencial", "Interdependência", "Equilíbrio Ecossistêmico", "Efeito Dominó" e "Reação em Cadeia", indica que toda ação ou omissão, por menor que seja, gera efeitos permanentes e proporcionais em todo o Universo.   

Correntes Filosóficas Relacionadas por Derivação: 
  • Materialismo de Aristóteles e Karl Marx (teoria em que tudo surge do mundo dos 5 sentidos).
  • Epicurismo (filósofo grego precusor da Teoria Atômica ou Teoria das Supercordas).
  • Escolástica de Santo Tomás de Aquino (filósofo cristão seguidor de Aristóteles). 
  • Empirismo de Popper, Lock, Hume e Kant (teoria em que a verdade só pode ser conhecida pelos 5 sentidos). 
  • Pragmatismo de Pierce, John Dewey e Willian James (teoria em que a verdade só pode ser analisada levando em conta a sua utilidade). 
  • Existencialismo de Sartre e Kierkegaard (teoria em que a causa dos efeitos que molda a razão é o livre-arbítrio decorrente do mundo dos 5 sentidos, refletindo em todo tipo de consequências, positivas ou negativas). 



Axiomas Herméticos Complementares:
“Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento”.
“Em qualquer lugar que estejam os vestígios do Mestre, os ouvidos daquele que estiver preparado para receber o seu Ensinamento se abrirão”.
“Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios para os encher com sabedoria”.
“A Mente (tão bem como os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de polo em polo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental”.
“Sob as aparências do Universo, do Tempo, do Espaço e da Mobilidade, está sempre encoberta a Realidade Substancial: a Verdade Fundamental”.
“AQUELE que é a Verdade Fundamental, a Realidade Substancial, está fora de uma verdadeira denominação, mas o sábio chama-o O TODO. Na sua Essência, O TODO é INCOGNOSCÍVEL. Mas os testemunhos da Razão devem ser hospitaleiramente recebidos e tratados com respeito”.
“O Universo é Mental: ele está dentro da mente d’O TODO”.
“O TODO cria na sua Mente infinito e inumeráveis Universos, que existem por Eons (do grego, Era ou Força Vital) de Tempo; e contudo, para O TODO, a criação, o desenvolvimento, o declínio e a morte de um milhão de Universos é como que o tempo do pestanejar dum olho”.
“A Mente Infinita d’O TODO é a matriz dos Universos”.
“Dentro da Mente Pai-Mãe, o filho mortal está na sua morada”.
“Não há nenhum órfão de Pai ou de Mãe no Universo”.
"Os falsos sábios, reconhecendo a irrealidade comparativa do Universo, imaginaram que podiam transgredir as suas Leis: estes tais são vãos e presunçosos loucos; eles se quebram na rocha e são feitos em pedaços pelos elementos, por causa da sua loucura. O verdadeiro sábio, conhecendo a natureza do Universo, emprega a Lei contra as leis, o superior contra o inferior; e pela Arte da Alquimia transmuta aquilo que é desagradável naquilo que é agradável, e deste modo triunfa. O Domínio não consiste em sonhos anormais, em visões, em vida e imaginações fantásticas, mas sim no emprego das forças superiores contra as inferiores, escapando assim das penas dos planos inferiores pela vibração nos superiores. A Transmutação não é uma denegação presunçosa, é a arma ofensiva do Mestre."
“Calmos e tranquilos repousaremos, embalados no Berço do Abismo”.
"Enquanto Tudo está n’O TODO, é também verdade que O TODO está em Tudo. Aquele que compreende realmente esta verdade alcançou o grande conhecimento."
"A posse do Conhecimento sem ser acompanhada de uma manifestação ou expressão em Ação é como o amontoamento de metais preciosos, uma coisa vã e tola. O Conhecimento é, como a riqueza, destinado ao Uso. A Lei do Uso é Universal, e aquele que viola esta lei sofre por causa do seu conflito com as forças naturais."
“Para mudar a vossa disposição ou vosso estado mental, mudai a vossa vibração".
"Para destruir uma desagradável ordem de vibração mental, ponde em movimento o Princípio de Polaridade e concentrai-vos sobre o Pólo Oposto ao que desejais suprimir. Destruí o desagradável mudando a sua polaridade com o agradável".
“O Ritmo pode ser neutralizado pela aplicação da Arte de Polarização".
"Nada escapa do Princípio de Causa e Efeito, mas existem vários Planos de Causalidade, e pode-se empregar as leis do plano superior para vencer as leis do inferior".
"Os Sábios servem no plano superior, mas governam no inferior. Obedecem às leis que vêm de cima deles, mas no seu próprio plano e nos inferiores a eles, governam e dão ordens. E assim fazendo formam uma parte do Princípio, sem se oporem a este. O sábio concorda com a Lei, e compreendendo o seu movimento, ele o opera em vez de ser cego escravo. Do mesmo modo que o hábil nadador volta o seu caminho e faz este caminho, conforme a sua vontade, sem ser como a barca que é levada para cá e para lá: assim é o sábio em comparação do homem ordinário; e, contudo, o nadador e a barca, o sábio e o ignorante, estão sujeitos à Lei. Aquele que compreende isto está bem no caminho do Domínio".