Podemos conceituar "Lógica" como a "ciência da razão","o equilíbrio energético" ou "a justa medida". Tal Ciência, é o fundamento (ou deveria ser) de todas as obras culturais, ambientais e anímicas, sendo excelente para resolver problemas cotidianos, apaziguar conflitos sociais, manter a saúde, desenvolver tecnologias harmoniosas em termos sócio-ambientais, obter respostas existenciais etc. Assim, eis alguns exemplos:
Lógica Matemática: é o cerne de tal Ciência, permitindo sintetizar ao máximo as variáveis das 4 Dimensões da Realidade. Por exemplo:
- as 4 operações matemáticas fundamentais [multiplicação (x), adição (+), divisão (:) e subtração (-)] permitem quantificar e organizar o número de entes (pessoas, objetos etc.) dum determinado ambiente.
- a progressão temporal (calendário, estatísticas etc.).
- a abrangência espacial (sistema métrico: profundidade, altura, largura, distância etc.).
- a concentração energética (temperatura, densidade etc.).
- a progressão espaço-temporal (velocidade, balística etc.).
- a progressão energético-temporal (expectativa de vida, ciclos cicardianos e epidêmicos) etc.
- o dinamismo ontológico (o que é mutável e imutável, e o que condiciona a tal variação) etc.
Lógica Argumentativa: é a aplicação da lógica nas relações interpessoais diretas (reuniões, conversas) e indiretas (reflexões, auditorias etc.). Por exemplo:
- o Método Socrático de Auto-conhecimento: maiêutica [perguntas indutivas para o(a) aluno(a) buscar em si a resposta das próprias dúvidas] e ironia [perguntas provocativas para o(a) aluno(a) avaliar suas próprias conclusões].
- o Método Aristotélico de Investigação Argumentativa: [indução (busca da conclusão do efeito para a causa), dedução (busca da conclusão da causa para o efeito) e silogismo (conclusão)]: se quem tudo quer nada tem (indução), logo, quem tudo tem nada quer (silogismo); se fulano(a) foi assassinado(a) por volta das 13h:00min e ciclano(a) estava trabalhando em praça pública no mesmo horário, logo, ciclano(a) não é o assassino(a) (dedução), mas pode ser o(a) mandante do crime (silogismo).
- o Método Dialético Hegeliano de Previsão: a consciência que toda situação provém duma ação causadora (tese) que leva à uma reação (antítese) e gera uma nova situação (síntese).
- o Método Oriental de Ensinar (orientar) por Parábolas: utilizar fatos evidentes para ilustrar fatos obscuros, por exemplo, comparar as tendências político-culturais duma cidade com o comportamento do(a)s tripulantes dum navio; comparar o grau de desenvolvimento da cultura humana com o grau de organização dum banco de dados; comparar as tendências dum grupo de suspeito(a)s com o avanço de células sãs e doentes [cidadã(o)s] sobre o resto do corpo (comunidade).
Lógica Operacional: é a aplicação dinâmica da lógica. Por exemplo:
- a busca dum antídoto para um veneno (terapias).
- a medida e o peso ideal para criar uma edificação ou um veículo resistente (engenharia).
- a quantidade necessária de alimentos a serem produzidos para suprir satisfatoriamente a população duma cidade (economia).
- a determinação de prioridades em relação às urgências e necessidades sócio-ambientais (política).
- o cultivo duma virtude compensatória para corrigir um defeito da personalidade (alquimia) etc.