Calendário Gaia

Textos Tecnocráticos ~ Mao Tsé-tung

 O imperialismo e todos os reacionários são tigres de papel

“Todos os reacionários são tigres de papel. Na aparência, os reacionários são terríveis, mas na realidade não são assim tão poderosos. Vendo a longo prazo, não são os reacionários mas sim o povo quem é realmente poderoso.”

“Levantar uma pedra para deixa-lá cair depois nos seus próprios pés, é um ditado chinês que descreve o comportamento de certos tontos. Os reacionários de todos os países são tontos desse tipo. No fim das contas as várias perseguições que promovem contra os revolucionários apenas servem para acelerar a revolução popular numa escala ainda bem maior.”

“Na guerra, as batalhas só podem ser travadas uma a uma e as forças inimigas só podem ser destruídas pedaço por pedaço. As fábricas só podem ser construídas uma a uma. Os camponeses só podem lavrar a terra parcela por parcela. O mesmo é verdade quando se come. Estrategicamente, não temos medo de tomar uma refeição: nós sabemos que podemos comê-­la por completo. Na prática, porém, nós só comemos bocado por bocado. Seria impossível engolir de uma só vez o banquete inteiro. A isso chama solução uma a uma. Em linguagem militar diz­-se esmagar o inimigo unidade por unidade.”


O papel dirigente dos comitês do partido

“O sistema de comitês do Partido é uma importante constituição para assegurar a direção coletiva e evitar que um só indivíduo monopolize a condução dos trabalhos.”

“Pôr os problemas na mesa. Isso é o que devem fazer tanto o chefe de esquadra
como os membros do comitê. Não falar pelas costas seja de quem for. Assim que surge um problema, convoque­-se uma reunião, ponham­-se os problemas na mesa para que sejam discutidos, tomem-­se as decisões e resolva­-as. Entre o chefe de esquadra e os membros do comitê haverá uma mútua compreensão. Nada é mais importante do que a compreensão, amizade e o respeito.”

“Nunca devemos fingir conhecer aquilo que não conhecemos, nem ter vergonha de consultar os nossos subordinados, pelo contrário devemos escutar cuidadosamente o baixo escalão... Há de ser aluno antes de se tornar professor; antes de dar ordens, há de aprender com os escalões inferiores. Seria incorreto não escutar os pontos de vista inferiores; contudo, esses pontos de vista não devem ser seguidos, mas sim criticados.”

“Guardar­-se da arrogância. Isso constitui uma questão de princípio para os dirigentes, mas é também uma importante condição para manter a unidade. Nem mesmo aqueles que não cometeram erros graves e conseguiram grandes êxitos no trabalho devem ser arrogantes."


Relações entre o exército e o povo

“O exército deve fundir­-se com o povo, de maneira que este veja nele seu próprio exército.”

“No exército, devemos efetuar um trabalho de educação ideológica entre os comandantes e combatentes, de maneira que eles compreendam integralmente a importância que há em apoiar o governo e preocupar­-se com o povo. Desde que o exército cumpra bem esse dever, os órgãos locais de poder e o povo melhorarão necessariamente as suas relações com o exército.”


Métodos de pensamento e de trabalho

“A história da humanidade é a história do continuo desenvolvimento, do reino da
necessidade para o reino da liberdade. Esse processo não tem fim.”

“De onde vêm as idéias corretas? Acaso caem do céu? Não. Serão por ventura inatas? Não. Elas não podem vir senão da prática social, de três tipos de prática social: a luta pela produção, a luta de classes e a experimentação.”

“A existência social do homem determina o seu pensamento. Uma vez dominadas pelas massas, as idéias corretas que caracterizam a classe avançada tornam­-se uma força material, capaz de transformar a sociedade e o mundo.”

“Frequentemente, para se chegar a um conhecimento correto, torna­-se necessário repetir várias vezes que vai da matéria ao espírito e do espírito à matéria, quer dizer da prática ao conhecimento e do conhecimento à prática.”

“No mundo, as coisas são complexas e determinadas por diversos fatores. Um problema deve ser visto nos seus diversos aspectos e não num só aspecto.”

“Nós devemos aprender a examinar as questões sob todos os aspectos, tanto no
seu aspecto positivo como no negativo. Em condições determinadas, uma coisa má pode produzir bons resultados e, por sua vez, uma coisa boa pode produzir maus resultados."

“Não devemos esperar que os problemas se acumulem e dêem lugar a múltiplas
complicações, para só então tentar resolvê-­los. Os dirigentes devem tomar o comando do movimento e não se deixar a reboque.”


Investigação e estudo

“Não podem resolver um problema? Pois bem! Ide informar-­vos sobre seu estado atual e o sobre sua história! Assim que essa investigação tiver possibilitado a elucidação de tudo vocês saberão como resolvê-­lo.”

“As conclusões extraem­-se do fim da investigação e não no seu começo. Apenas os tolos se lançam, sós ou em grupo, na tortura mental de encontrar uma solução, de descobrir uma ideia, sem proceder a investigações.”

“As investigações são comparadas aos longos meses de gestão, enquanto a solução do problema compara-­se ao dia do nascimento. Investigar sobre um problema é resolvê-­lo.”


A crítica e a autocrítica

“O partido comunista não teme a crítica porque somos marxistas, temos a verdade do nosso lado e as massas fundamentais, operários e camponeses, estão do nosso lado.”

“ A prática conscienciosa da autocrítica é uma das características marcantes que
distinguem o nosso partido dos demais partidos políticos.”

“Como servimos o povo, não temos medo de ver apontadas e criticadas as falhas que tivermos. Seja quem for pode apontar as nossas falhas; se tiver razão, nos corrigi­-las-emos. Se aquilo que propuser beneficiar o povo, nós agiremos de acordo com a proposta."

“Nunca devemos contentarmos com os nossos sucessos. Devemos refrear a nossa auto­satisfação e criticar constantemente as nossas falhas tal como lavamos a cara e varremos o chão todos os dias para remover poeira e manter tudo limpo.”

“A crítica deve fazer­-se a tempo; é necessário desembaraçar­-se desse hábito de só criticar depois de consumados os fatos.”


Os Jovens

“O mundo pertence a vocês e a nós também mas, em última análise, o mundo é
vosso. Vocês, os jovens, plenos de vigor e vitalidade, estão na primavera da vida, tal como o sol às oito ou nove da manhã. Em vocês depositamos as nossas esperanças.”

“ Nós devemos ajudar todos os jovens a compreender que nosso país está ainda
muito pobre, que nós não podemos, em curto prazo, mudar radicalmente essa situação, e que só através dos esforços conjuntos dos nossos jovens e da totalidade do nosso povo, trabalhando com as duas mãos, a China poderá fazer-se forte e próspera dentro de um período de algumas décadas. O estabelecimento do nosso sistema socialista abriu­-nos o caminho que leva à sociedade ideal do futuro, mas transformar essa ideal em realidade exige um duro trabalho.”


A cultura e a arte

“No mundo de hoje, toda a literatura e toda a arte pertencem a classes determinadas e estão subordinadas e linha politicas determinadas. Realmente não existe arte pela arte, nem arte que esteja acima das classes, uma arte que se desenvolve fora da política ou independente dessa.”

“Um exército sem cultura é um exército ignorante, e um exército ignorante não pode vencer o inimigo.”


Fonte: O Livro Vermelho de Mao Tsé Tung, Editora Martin Claret