Atividades Fisiológicas
- Positivas: Extrovasão: Gritar, verbalizar, recordar, refletir (desestagnação do corpo mental).
- Intelectolabor: raciocinar, criar, meditar (desenvolvimento do corpo mental).
- Neutras: Fisiovazão: Sonhar, excretar, exalar, urinar, assuar, cuspir, ejacular, chorar, arrotar (desestagnação do corpo emocional).
- Psico-labor: contemplar, cantar, expressar-se em geral com natural espontaneidade (desenvolvimento do corpo emocional).
- Ciclo Digestivo: O tempo certo duma refeição à outra é duma pós-excreção à outra, mas quando conjugada à fome, à sede e à fraqueza; qualquer outra medida, gera excessos e deficiências nutricionais, apesar de ser possível o consumo de líquidos e alimentos para entretenimento do tipo balas e chás com propriedades terapêuticas e funcionais do sistema digestivo.
- Auto-envenenamento: O que pouco(a)s parecem saber por causa de costumes sociais insensatos e até castradores, é que oprimir as funções fisiológicas causa uma estagnação dos fluidos e gases corporais, intoxicando agudamente o local, e cronicamente todo o corpo (incluindo o cérebro, gônadas, coração, olhos etc.). Obviamente, não é agradavelmente civilizado manifestar as vazões fisiológicas em público ou nas relações particulares, ainda que íntimas, e por isso é fundamental para a saúde a plena privacidade residencial e laboral, tanto na fase de desenvolvimento psíquico-corporal, quanto em relacionamentos, o que dizer durante a vazão libidinal individual e durante a convalescença. Por isso há o dito anarquista que "a liberdade e a felicidade pertence apenas à quem não teme parecer ridículo."
- Negativas: Introvasão: Quietude. Dormir. (desestagnação do corpo físico).
- Físicolabor: cultivar, obrar, treinar, limpar, reparar (desenvolvimento do corpo físico).
Exercícios [1]
- Positivos: Movimentos e Exercícios Corporais: frio, acúmulo, e apatia (mas só se o sintoma for após o repouso).
- Corrida suave: obesidade, estagnação fluídica.
- Policalçados: estagnação fluídica, apatia físico-psíquica.
- Postura de encolhimento: frio, apatia.
- Artes Marciais Ocidentais ou Orientais: bom para fortalecimento e desabafo psíquico por estresse ou raiva, hiperatividade psíquico-mental.
- Contemplação: Olhar mais para perto como ler mais em vez contemplar paisagens (dificuldade de enxergar de perto) e Olhar mais para longe como contemplar paisagens em vez de ler (dificuldade de enxergar de longe).
- Neutros: Pranayama: Respiração profunda tomando sol da manhã nas pálpebras e orifícios do nariz (vista cansada e congestionamento nasal-psíquico; fazer até parar de espirrar).
- Tantra: Massagem alquímica concluída com masturbação [colapso psíquico-fisiológico, distúrbios mentais e comportamentais; é claro que a competição sócio-ambiental gerou isolamentos, desgostos, falsidades e todo tipo de síndromes e conflitos por mal entendidos cronificados, institucionalizando praticamente golpes conjugais e prostituição, mas é possível sanar tais costumes para padrões civilizados, convertendo o namoro consensual em sexológo(a)s particulares pelo tempo necessário até indicação e aprendizado satisfatório, podendo haver flexibilidade desde que sem traições e ocultamento de informações, sem prejuízo de cuidados em casos de doença com auxílio de pessoas idôneas indicadas por centros comunitário-governamentais cívico-militares, mas mediante anuência de responsáveis e testemunhas para evitar calúnias, difamações, injúrias e todo tipo de violações aos bons costumes e ordem sócio-ambiental; o mesmo se aplica para animais domésticos e conexos; por mais ousada que tal proposta pareça, é possível ampliar laços comunitário-diplomáticos, diminuir desigualdades e, por consequência, todo tipo de injustiças no mundo todo em virtude das bilhões de possíveis combinações].
- Remanopostura: Posturas de inversão e Alongamento como Ioga e Pilates (atrofia, inflexibilidade, estagnação anímica integral).
- Fluência motora: Dobrar e rotacionar o pescoço, a cintura e as articulações (dedos, mãos, cotovelos, ombros, virilhas, joelhos, tornozelos) com os ombros soltos e relaxados (relaxar músculos e sistema nervoso; dores internas em pontada por cristalização ou estagnação sanguíneo-muscular).
- Desestagnação Postural: Relaxamento e Posturas de soltura e abertura (desestagnação energética, calor, agitação)
- Assimétricopostura: Piscar os olhos, fazer movimentos assimétricos com as mãos e pés ao mesmo tempo, relaxar e contrair os músculos com intermitência (harmonizar os olhos e sistema nervoso).
- Natação à Seco: Caminhada com movimento paralelo dos braços à semelhança de remo (para trabalhar os membros de modo uniforme).
- Lian Gong: Atuação Alquímica (Mental 1/6, Emocional 3/6 e Física 2/6). 1 Parte (estagnação osteo-muscular e estagnação da energia vital) 2 Parte (estagnação tendino-articulares e endócrino-digestivas e transformação de energia vital) 3 Parte (estagnação cardio-respiratória e assimilação de energia vital).
- Rádio Taissô: Atuação Alquímica (Mental 3/6, Emocional 2/6 e Física 1/6). Aquecimento, desbloqueio, transformação e assimilação da energia vital num ritmo oscilante.
- Tai Chi Chuan: Atuação Alquímica (Mental 2/6, Emocional 2/6 e Física 2/6). Alquimia Filosófico-Marcial.
- Tornadopostura: Pular corda e Rotação corporal em volta do próprio eixo (equilíbrio).
- Fazer exercícios repetidos e suaves de alongamento, contração e relaxamento na região afetada por síndromes para desestagnação e drenagem de energia nociva e fortalecimento tecidual (por exemplo, síndromes mentais ou cárdio-respiratórias trabalhar pescoço e braços; síndromes digestivas, trabalhar abdômen; síndromes dos ovários, genitais, membros inferiores, trabalhar as pernas etc.).
- Negativos: Imobilidade e Meditação Corporal:calor e desnutrição, e agitação (mas só se o sintoma for após atividade corporal).
- Repouso: Descansar e dormir mais, desfrutar de lazer não visual (como rádio, esportes e trabalho físico) e fazer menos atividades intelectuais (perda de visão, estresse e desvitalização).
Geri'atria
- Positivas: Nutrientes Padronizados Ecologicamente e Quanticamente Regenerativos: Alimentação de fácil digestão com estimulantes ou calmantes sóbrio-vitalizantes (da mastigação à excreção; qualidade e quantidade; para compensar as deficiências fisiológicas e equilibrar as diferenças de agilidade social da juventude, tanto no aspecto individual, quanto no coletivo, já que não há cabimento mais uma modalidade de competição intergerações em prejuízo da experiência e da neologística) e Chá de suco integral de frutas da época para facilitar o processo de aquecimento e nutrição (por exemplo, primavera, maçã ou goiaba; verão, suco de melancia, melão ou água de coco natural levemente gelado; outono, caqui ou manga; inverno, laranja).
- Radiação Solar: Banho de sol da manhã com respiração profunda (quando houver convalescença ou exaustão vital.
- Neutras: Artes Corporais Psíquico-Fisioterápicas Regulares: Dança, Alongamentos Fisioterápicos, Chi-kung, Rádio Taissô, Pranayama'yoga, Caminhadas com colegas da vizinhança ou comunidade em parques, praças e playgrounds, aperfeiçoando, trocando ou inovando o estilo para fortalecer os processos adaptivo-cognitivos metabólicos e, por consequência, evitar o tédio-depressivo estagnante-fatigante; palavras cruzadas, jogos de lógica e games, fazer tarefas domésticas para facilitar o auto-conhecimento-independente, dormir em colchão sem cama com alças na parede para fortalecer o sistema ósseo-muscular, andar de forma semelhante à espécies quadrupedes no lar para evitar atrofias e lesões nas articulações dos membros, lombalgia, diminuição da circulação sanguínea-respiratória na parte superior do corpo (cérebro, tórax) e acúmulo na parte inferior (membros inferiores) etc.; quanto mais cedo iniciar a prática melhor, mas aos primeiros sinais de incômodo por algia, fadiga etc., interromper a prática e recorrer à exames e técnicas preventivas; e não é à toa em sociedades opressivas facilitarem o ócio físico e o parasitismo intelectual para levarem vantagem sobre outro(a)s da mesma, de outra raça, clã ou espécie, embora seja verdade que haja injustiçado(a)s e íntegro(a)s em todas] (para fortalecimento do corpo físico proporcionalmente ao corpo psíquico).
- Exames e Técnicas Preventivas: Exames periódicos profissionais, comunitários e/ou familiares fundamentados pela prévia identificação de síndromes conforme o padrão chinês e tendências da personalidade (pontos fracos e fortes), considerando os aspectos sociais, ambientais, psíquicos e físicos, internos e externos, visto que em tal fase da vida nem sempre o organismo percebe as causas e os efeitos das síndromes, podendo uma desarmonia simples se tornar algo grave. Avaliação anual completa médico-odontológica; limpeza gastro-intestinal, dérmica e bucal semestral; uso semanal de terapias preventivas como massagem com acupuntura e saunaterapia. Também é importante o acompanhamento de enfermeiro(a) estatal ou comunitário(a); alternativamente, encaminhamento voluntário para spa familiar ou comunitário; em regiões sem amparo estatal ou cultural, sugere-se acompanhamento familiar, condominial ou comunitário de pessoal previamente treinado em revezamento, com ou sem remuneração.
- Sinergias Logístico-compensadoras: Contato e auxílio à crianças inocentes, cidadã(o)s honradamente responsáveis e progressistas, como alunos, tutelados ou filhos (para amparo sócio-ambiental e troca energético-cultural cada vez mais equilibrada, melhor gerida e com mais autonomia). Mostra a experiência que existem muitos idosos em situação de abandono ou descontinuidade sucessório-familiar, sendo muitos amparados por asilos, vizinhos, ex-sócios, colegas de profissão, parentes distantes despreparados e até suspeitos, embora na maioria das vezes inocentes e de boa-fé; com efeito, a cultura do planeta transcende em muito a cultura educacional de simples pessoas, instituições e até países (as conhecidas Teoria do Caos e Teoria de Gaia), sendo alteradas constantemente pelas necessidades adaptativas das novas gerações em prejuízo das atuais, e sendo também inevitável que, nalgum momento da vida, todas as pessoas se deparem com situações sociais, ambientais e interdimensionais obsoletas, inusitadas e potencialmente perigosas em razão da desarmonia nos relacionamentos e da ausência de políticas de saúde preventiva, corretiva e estabilizante. E por isso é urgente que todos os centros comunitário-governamentais instalem ao menos 1 conselho de terapias laborais reabilitantes em cada bairro para supervisionar a logística nacional das políticas dos conselhos de tutoria-curadoria, com vistas a prevenir não apenas síndromes e abandonos, quanto maus tratos e golpes sucessórios, problemas esses que podem custar o progresso cultural pelo desvirtuamento vocacional congênito. É, por fim, evidente que cada conselho esteja vinculado à representações idôneas internacionais e intergerações, uma vez que tais questões quase sempre são escondidas em nome da Soberania das Nações, de segredos de Estado e de Família.
- Lazer Fácil: Atividades de lazer (vide versão em áudio ou texto) no próprio condomínio, passeios ou viagens em pontos turísticos (trem, barco, balão avião etc.): pique-nique, bingo, karaokê, shoppings, parques de diversões, teatro, cinema, shows etc. com colegas, familiares ou acompanhantes (contra tédio-depressivo estagnante-fatigante).
- Pró-vidência: Aposentar-se (sobretudo quando se faz atividades ligadas à conflitos ou desarmonias), mas só após substituir por atividades gratificantes que não estressem (voluntárias ou remuneradas) e cultivar a espiritualidade para intensificar as potencialidades do corpo pelo espírito.
- Higiene Alimentar: Receitas Saudáveis, Vegetarianismo e Kung Food (preventivo ou quando houver fadiga).
- Alma Jovial: Cirurgias plásticas, substâncias estéticas, roupas e hábitos joviais para não hiperinduzir a alma ao envelhecimento.
- Vestes Psíquico-Fisioterápicas: hábitos de vida e uso de acessórios preventivos (uso de próteses cirúrgicas*, roupas térmicas para evitar excessos ambientais ou ferimentos por quedas, fixadores corporais fisioterápicos como joelheiras, cotoveleiras e tornozeleiras; usar roupas padronizadas ecologisticamente especializadas e que não amassem e colocá-las antes de dormir para minimizar a fadiga do início da vigília (sendo bastante útil se alimentar na madrugada e resolver algumas pendências para a manhã imediata); óculos de proteção; protetores auriculares; dispositivo móvel com localização-comunicação mútua da família, cadeiras de rodas elétricas etc.; (prevenção de síndromes e economia vital pela intensificação da sensação de segurança). *Embora os autores não tenham conhecimento empírico de tal teoria, parece ser interessante a realização de micro-cirurgias preventivas para a instalação de próteses ou instrumentos fisioterápicos que, por exemplo, fortaleçam tendões, ossos e articulações.
- Holismo: ministrar elixir nutritivo-terapêutico (soluções, soros, sucos, comprimidos, cápsulas, vapores etc.), e inserir próteses conjuntivas ou desestagnantes (internas ou externas) para repouso prolongado ou atividades satisfatórias (artes corporais, ações inusitadas e construtivas) em ambientes favoráveis à regeneração (saunas ou câmaras criogênicas secas e úmidas, regiões de terapias laborais, leitos multifuncionais automatizados etc.).
- Negativos: Aconchego: Conforto ambiental, consolo sócio-familiar e espiritual e elixir tranquilizante-vitalizante para repouso profundo (contra casos de agitação, revolta, pessimismo e desespero).
- Nutrientes de Rápida Regeneração: Creme de raízes, papa de arroz e sopas substanciais com molho de frutas-digestivas e sedativos regeneradores (quando houver convalescença ou exaustão vital).
- Ambiente Psíquico-Fisioterápico: Separação da sociedade em clãs e proteção estatal-comunitária (abandono e ampliação da expectativa de vida), com casa projetada para a maior segurança, menor esforço físico-psíquico e maior repouso, como uso generalizado de corrimões (em sistema de corredores por vigas para não diminuir o arejamento do imóvel, e.g., da porta do banheiro ao chuveiro, vaso sanitário e pia; da porta da cozinha à pia e ao fogão; etc.) e tatames (em locais onde não há corredores por vigas), corredores (com revestimento anti-impacto) e escadas rolantes (com cadeiras para grandes distâncias ou dividas por passageiros com portas de mola com trava traseira e abertura frontal para trajetos íngremes) etc. (vide Harmonização de Ambientes). Seja através de instituições de saúde particular ou públicas, promover eventos ou situações inusitadas que reanimem situações deixadas de lado no passado por traumas, decepções, calamidades etc.
Pedi'atria
- Positivas: Nutrientes Padronizados Ecologicamente e Quanticamente Adaptativos: Amamentação até idade convencionada por mulheres de todos os clãs e raças e homologada por pediatras também de todos os clãs e raças, alimentação baseada em alimentos de fácil digestão com calmantes ou estimulantes sóbrio-nutritivos (da mastigação à excreção; quantidade e qualidade; para compensar os excessos fisiológicos e equilibrar as diferenças de agilidade sócio-ambiental da velhice, tanto no aspecto individual, quanto no coletivo, já que não há cabimento mais uma modalidade de competição intergerações em prejuízo da experiência e da neologística) para não haver engasgo e distúrbios gastro-intestinais de difícil reconhecimento, bem como aperfeiçoamento das tradições matriarco-patriarcais (atrofia neuro-fisiológica, opressão familiar e comunitária).
- Direcionamento Pedagógico-Pediátrico: Descobrir vocação, traumas familiares e sócio-ambientais e dar orientação sexual logo aos primeiros sinais de atração sexual (timidez, apatia, atrofia neuro-fisiológica).
- Neutras: Educação universalista e biocêntrica em geral: Proteção e aperfeiçoamento da livre personalidade e do progresso sócio-ambiental por centros comunitário-governamentais internacionais idôneos, pois já advertia Platão em sua Utopia Republicana que a educação não poderia ficar ao capricho de famílias ou pessoas que mal agiam sensatamente em prol dos interesses e paixões individuais, o que dizer alheios e coletivos. Tudo indica que é mais fácil para as novas gerações contemplarem as possibilidades existenciais o quanto antes possível para fazerem as escolhas sabiamente e não se assustarem com os extremos sócio-ambientais. Entre tais extremos, há indícios culturais internacionais unânimes abrangendo nascimentos com ou sem concepções naturais e sem laços familiares diretos; a imortalidade da alma e do corpo, ainda que após total corrupção e deterioração; ausência de fronteiras geopolíticas definidas e limitação científica para saúde, segurança e educação preventiva, dinâmica e reparativa; ausência de estabilidade e fidelidade permanente nas relações em razão do livre-arbítrio, das inúmeras possibilidades de corrupção sócio-conjugais e das fatalidades; ausência de domínio sobre tecnologias, outras espécies e os recursos naturais do planeta em geral. Por isso em muitas regiões é costume grupos mais prudentes buscarem aconselhamento e proteção em idonê(a)os anci(ã)os e/ou representantes, a fim de obter os benefícios culturais dos clãs fixos e organizados, ao contrário da instintiva incerteza opressivo-irracional decorrente dos sistemas competitivamente descentralizados e despadronizados, em que cada cidadã(o) espera obter os melhores resultados individuais e coletivos por fatores progressivamente entrópico-aleatórios sob circunstâncias indefinidas e potencialmente duais em termos de construtividade e destrutividade, à semelhança de erguer um edifício ou explorar um território sem planejamento e recursos.
- Exames e Técnicas Preventivas: Exames periódicos profissionais, comunitários e/ou familiares fundamentados pela identificação de síndromes conforme o padrão chinês, considerando os aspectos sociais, ambientais, psíquicos e físicos, internos e externos, visto que em tal fase da vida nem sempre o organismo percebe as causas e os efeitos das síndromes, podendo uma desarmonia simples se tornar algo grave. É natural que do começo da vida à fase adulta o(a) nascituro(a) sofra algumas síndromes e até influências eco-espirituais para melhor adaptação, discernimento psíquico-fisiológico e desenvolvimento do sistema imunológico; também merece maiores cuidados quando há má formação psíquico-congênita crescente, algumas vezes causadas por tendências e reminiscências anímicas ruins contumazes da alma recém encarnada, expiações ou provações temporárias até haver uma mudança biocêntrica evolutiva no carma coletivo (e não só individual como grande parte da humanidade, raças, clãs e até instituições pressupõe); todavia, apesar da ignorância da maior parte da população, uma das maiores causas de síndromes e acidentes graves em crianças e, por consequência, nas demais idades (má formação congênita psíquico-física e social, queimaduras, atropelamentos, envenenamentos, toxicomania, fatalidades sócio-ambientais etc.), ainda é a falta de bom senso coletivo, sendo muito comum, em razão da irracionalidade dos costumes divisionistas e caóticos atuais (drogas, crimes, eugenia e competições por todo tipo de poder, poluição e mal dos recursos, abiocentrismo e desorganização sócio-ambiental), colocarem pessoas sobrecarregadas, viciadas, criminosas, doentes, sem mérito tecno-moral e até crianças para cuidarem de bebês e incapazes em ambientes e situações de risco (e outras posições sociais de influência imediata direta e indireta), tudo em prejuízo dos anseios natos de salubre privacidade e liberdade evolutiva (intensificados pelas boas escolhas e ideais naturalmente motivados pela pouca idade, e facilmente alcançáveis caso maternidades, creches, escolas, clãs etc. fossem fundamentadas em políticas de saúde-logística preventiva). Ainda é natural algumas diferenças e anomalias vocacionais e faculdades em razão das diferentes escolhas da alma e da influência da coletividade, pois, do contrário, não haveria como falar em evolução humana. No que tange à técnicas inovadoras ou de engenharia genética, o ideal é que não hajam intervenções individuais ou incertas, apenas a utilização de técnicas já incorporadas à cultura coletiva consensual, isto é, consenso nacional e internacional, oficial e comunitário [mas é importante saber que algumas técnicas e faculdades psíquico-fisiológicas são melhor desenvolvidas quando há colaboração entre todos os clãs e entre todos os membro(a)s, sendo fatal sacrifícios sobre um só clã ou alma, ou mesmo entre espécies diferentes, mas, nesse caso, os efeitos são mais sutis]. Dizem que não há diferenças entre a Luz Soturna e as Sombras Noturnas, mas apenas harmoniosa ordem rítmica para não haver ofuscamento ou opacidade das almas anciãs sobre as almas jovens, não obstante Eclipses Solares e Lunares por eventuais desincronicidades do inconsciente coletivo, e por isso consta que no Alcorão, Surata 36, Yá Sin, "Não é concebível ao sol atingir a lua, nem à noite antecipar-se ao dia. E cada qual voga, em uma órbita"; e na Bíblia e no Tao Te Ching relatos de suspeitos abandonos, adoções e isolamentos desde a infância (AT; Exôdo, 2:3; NT, Mateus 1; TTC, Poema 20).
- Sinergias Logístico-compensadoras: Contato e auxílio à idosos idôneos e cidadãs honrosamente responsáveis e progressistas, como mestres, tutores ou avös (para formação psíquico-fisiológica e sócio-ambiental, troca energético-cultural cada vez mais equilibrada, melhor gerida e com mais autonomia). Mostra a experiência que existem muitas crianças em situação de abandono ou descontinuidade sucessório-familiar, sendo muitas educadas por babás, tutores, curadores, parentes distantes e pais adotivos despreparados e até suspeitos, embora na maioria das vezes inocentes e de boa-fé; com efeito, a cultura do planeta transcende em muito a cultura educacional de simples pessoas, instituições e até países (as conhecidas Teoria do Caos e Teoria de Gaia), sendo alteradas constantemente pelas necessidades adaptativas das atuais gerações em prejuízo das novas, e sendo também inevitável que, nalgum momento da vida, todas as pessoas se deparem com situações sociais, ambientais e interdimensionais obsoletas, inusitadas e potencialmente perigosas em razão da desarmonia nos relacionamentos e da ausência de políticas de saúde preventiva, corretiva e estabilizantes. E por isso é urgente que todos os centro-comunitário-governamentais instalem ao menos 1 conselho de tutoria-curadoria em cada bairro para supervisionar a logística nacional de políticas demográficas, educacionais e laborais, com vistas a prevenir não apenas síndromes e abandonos, quanto maus tratos e golpes sucessórios, problemas esses que podem custar o progresso cultural pelo mal uso do potencial vocacional congênito. É, por fim, evidente que cada conselho esteja vinculado à representações idôneas internacionais e intergerações, uma vez que tais questões quase sempre são escondidas em nome da Soberania das Nações, de segredos de Estado e de Família.
- Costumes naturalmente saudáveis: hábitos de vida como terapias (prevenção de síndromes e aperfeiçoamento da saúde).
- Direcionamento Cultural Psíquico-Fisioterápico: Incentivo à livre-expressão biocêntrica interna e externa (ainda que consideradas "loucas", mas dentro das possibilidades morais e meritocrático-ambientais), uso de roupas e hábitos de saúde preventivos e em acordo com as expectativas e sonhos-metas existenciais para não baixar a auto-estima e frear a evolução. Troca de cuidados maternais, paternais e tutoriais por raças diferentes à do(a) nascituro(a), mas com acompanhamento e interação compartilhada e alternada na comunidade pela raça de origem, com autonomia e privacidade gradual para o clã desejado consoante o desenvolvimento psico-fisiológico, tecno-moral e sócio-ambiental. Em caso de comunidades, regiões e países em fase de desenvolvimento civilizatório, geralmente marcado(a)s por caos epidêmico-poluentes, competições, conflitos e todo tipo de infortúnios individuais e coletivos daí decorrentes, pode-se substituir raças por nacionalidades, raízes filosófico-religiosas e ideológico-culturais etc. Separação da sociedade em clãs, incluindo a relação entre especeis iguais ou diferentes, e proteção estatal-comunitária (compensação por abandono e ampliação da expectativa de vida pela remoção das causas das síndromes sócio-ambientais).
- Autonomia Preventiva Logístico-cultural: Privacidade gradual conforme o desenvolvimento autônomo fisiológico, moral e técnico [formação saudável da personalidade e autoconhecimento psíquico-ambiental; é importante, para tal, arquitetar edificações, veículos e ambientes com um grau de periculosidade psíquico-física suficiente para despertar o discernimento sensitivo de perigo e dor, mas não a ponto de causar cicatrizes e traumas; não é à toa o atemporal mito de vampiro(a)s serem identificado(a)s como sábio(a)s alquimistas (herbívoros ou greens), dormirem em caixões, tumbas e pirâmides, e por isso, não temerem a escuridão (?que criança nunca se sentiu mais protegida dormindo num cômodo pequeno e fechado em vez dum quarto grande e aberto?), espécies silvestres, espíritos e serem imortais, muito diferente do que ocorre com certos animais domésticos, que, além de totalmente manipulados pelo(a) domesticador(a), desequilibram-se facilmente à qualquer contato com o mundo externo].
- Negativas: Direcionamento Genético Logístico-construtivo: Incentivar artes físico-contemplativas como o tai chi chuan, montagem de réplicas de casas ou veículos de miniatura, paint ball, expedições e acampamentos na Natureza, esportes coletivos com orientação estratégica prévia para desenvolver o sóbrio e despreocupado raciocínio.
- Ambiente Psíquico-Fisioterápico: Casa projetada para a maior segurança e sem esforço físico-psíquico desnecessário (vide Harmonização de Ambientes).