Considerando que os 5 Elementos Dinâmicos classificam síndromes e antí-dotos, é importante recordar e acrescentar que é mais intensa a ação terapêutica por elementos opostos e ação local (princípio heteropático), mas, dependendo da gravidade, pode-se utilizar elementos graduais e ação distal (principio homepático) para evitar intoxicações e lesões. Assim, uma mesma substância anti-séptica (e.g., linfo-timerosal, hemato-mercúrio cromo), hidro-nutritiva (e.g., soro vital e soro purificante) ou anestésica (xilocaína, por exemplo), pode ser utilizada através dos 5 Elementos para curar e aliviar o desconforto (i)mediatamente, não sendo de espantar que num futuro próximo verdadeiras panacéias serão encontradas em qualquer farmácia ou até supermercados: em vapor ou ar (indicado para síndromes de frio-secura e vias cárdio-respiratórias), em termo-radiação ou fogo (indicado para síndromes de frio-umidade e órgãos internos), em pó ou pomada ou terra (indicado para síndromes de calor-umidade e ferimentos, internos ou externos), em líquido ou água (indicado para síndromes de calor-secura e órgãos internos ou externos).
Alimentos e Água Potável [1]
Alimentos e Água Potável [1]
- Positivos: Sabores Quentes: Azedo (ar|madeira; quente-úmido; laranja, limão, morango, melão, manga, uva, tomate, cereja, tamarindo, framboesa, maçã, carambola, acerola, ameixa, frutas cítricas, vinagre) e Picantes (fogo; quente-seco; pimenta, pimentão, alho, gengibre, cebola, raiz forte, rabanete).
- Centrífugos: dispersantes de energia externa nociva (pimenta, alho, cebola, rabanete, raiz forte, pimentão).
- Centrípetos: purificantes de energia interna nociva (limão, vinagre).
- Preparo por Calor: Cozidos (bom para desintoxicar alimentos naturais e industrializados), Assados, Tostados, Secos (vegetais devem ser levemente aquecidos para não prejudicar o sabor e os nutrientes). Sopas, Chás, Feitos em recipientes de ferro. Melhor para o clima frio.
- Digesticalor: Importante ter cuidado com alimentos e bebidas quentes e muito condimentadas, pois só no estado ou temperatura natural ou morna podemos sentir o verdadeiro sabor, sem mencionar o risco de gerar aftas, azia, ingerir substâncias tóxicas e estragadas etc. (sempre é útil experimentar na temperatura natural aquilo que se tem por hábito servir quente para avaliar o sabor).
- Neutros: Adstringentes: fixadores de fluidos (caju, romã, tamarindo, seiva de jaca).
- Aromáticos: circuladores da energia etérica (cominho, noz moscada, alecrim, coentro, páprica).
- Sabores Neutros: Doces (água; frio-úmido; água mineral, garapa, mamão, caqui, jaca, banana, pêssego, melancia, pera, frutas doces, pepino, chuchu, aspargos, abacate) e Aromáticos (éter; etérico; sal, coentro, canela, cominho).
- Fluentes: purificadores dos fluidos [combinação de todos os tipos de alimentos com as necessidades fisiológicas e climáticas do momento; água, broto de feijão, aspargos, pepino, abobrinha, chuchu, verduras, palmito, polpa de vegetais].
- Lubrificantes: circulantes das funções fisiológicas (azeite, manteiga vegetal, mamão morno).
- Hidratantes: tonificador dos fluidos (água de coco, lichia, melão, melancia, polpa de frutas), frutas ou sucos integrais (uva, tomate, laranja, maçã, pera, caqui, figo, goiaba etc.).
- Nocivos: degradantes da essência vital (água e alimentos em quantidade e temperatura extremas; maus refinados, carne ou derivados de animais, leite animal, drogas lícitas ou ilícitas).
- Secantes: redutor de acúmulos fluídicos [jejum, alga marinha, salsinha, vagem, cenoura, sal, berinjela, broto de bambu, bardana, nabo, couve-flor, couve, casca de frutas e vegetais (e.g., maçã, uva, pepino), pó de argila refinada].
- Preparo Natural: Sucos, Crus ou Frutas com sementes (é importante evitar alimentos com excesso ou uso de aditivos químicos suspeitos; assim, bons indícios de pureza são mordidas de insetos e tamanho regular, embora seja verdade que alguns estelionatários possam forjam tal aparência objetivando altos lucros). Feitos em recipientes de vidro. Indispensável para todos os climas.
- Digestifluência : Importante ter cuidado com alimentos e bebidas crus e integrais, pois é mais dificultosa a digestão e pode conter microorganismos nocivos, toxinas naturais ou agrotóxicos, gerando evenenamento, verminoses, problemas digestivos etc.
- Eco-digestão: O ápice da alimentação saudável em termos materialistas é uma combinação de substâncias integrais ou orgânicas refinadas com tecnologia de ponta, aproveitando os nutrientes e removendo as toxinas ao organismo e ao meio ambiente em geral. Assim, deve-se compensar os excessos das substâncias: pães e massas feitos com farinha torrada para evitar acúmulo, alimentos substanciais com limão para melhor absorção e emulsificação, líquidos picantes com líquidos substanciais para evitar azia, combinação dos 5 sabores para melhor eficácia do alimento, etc. Todavia, o ápice da alimentação saudável em termos idealistas é uma alimentação semelhante à uma árvore, isto é, o jejum clássico ou a neofotosíntese, fundamentada numa combinação de refrescante sombra na raíz, num solo fertilmente limpo e ecossistemicamente firme, água pura alternada com sumo dos próprios frutos caídos no solo e sumo dos outros frutos caídos das árvores e vegetação compatíveis próximas, e a medida logicamente certa entre repouso e atividades de subsistência: o ideal seria, conforme as necessidades térmicas do momento (gelado para muito calor, quente para muito frio, e natural ou morno para homeostase), água pura, suco ou chá de sumos, frutos saudáveis (frutas e vegetais tradicionalmente saudáveis à todas as espécies, os frutos saudáveis às espécies de constituição fisiológica aproximada à hominal, e os frutos gen'eticamente aperfeiçoados objetivando maior qualidade e quantidade) e receitas culinárias ritualísticas (labor, entretenimento e repouso regenerativo) só a partir da combinação de frutos saudáveis e métodos de preparação vitalizantes [e por isso é possível a evolução biocêntrica universalista a partir da sábia combinação entre a tecnologia e a natureza silvestre, e a separação das espécies por afinidade anímico-cultural; dizem até que a Obra Literário-cinematográfica, antiga e atual (e controversos fatos culturais da época), Guerra dos Mundos simboliza a incapacidade do ser humano e outras espécies de compreenderem tal simples verdade ante aos desafios individuais e coletivos de harmonização existencial].
- Negativo(a)s: Sabores Frios: Amargos (metal; frio-seco; brócolis, couve-flor, beringela, espinafre, chicória, couve, alface, verduras, algas, bardana, cenoura, mandioca, raízes) e Salgados (terra; úmido; cogumelos, palmito, abobrinha, broto de leguminosas e bambu, trigo, arroz, castanhas, pinhão, amendoim, leguminosas, azeitona, figo, goiaba, água e polpa de coco).
- Nutritivos: Construtivo-substanciais (azuki, feijão, soja, ervilha, grão de bico, lentilha, fava, cogumelos, abóbora, abacate, mamão, açaí, jaca, coco, azeitona, brócolis), Funcionais-umidificantes (garapa, mascavo, beterraba, quiabo, banana, ameixa preta, manga), Funcionais-lubrificantes (amêndoa, amendoim, castanhas, nozes, pinhão; leite vegetal de arroz, coco, mandioca, grãos em geral; margarina ou manteiga vegetal), Energéticos-substanciais (frutas secas, pães, biscoites e farinhas de raízes torradas: mandioca, inhame, batata, arroz, milho, trigo etc).
- Preparo por Frio: Sorvetes, gelados. Feitos em recipientes de barro. Melhor para o clima quente.
- Digestifrio: Importante ter cuidado com alimentos e bebidas frias e sem termo-ingredientes, pois só no estado ou temperatura natural ou morna podemos sentir o verdadeiro sabor, sem mencionar o risco de gerar resfriados, dor de garganta, ingerir substâncias tóxicas e sem nutrientes etc. (sempre é útil experimentar na temperatura natural aquilo que se tem por hábito servir gelado para avaliar o sabor).
- Gene-digestão: Em relação à proteína animal, apenas o leite materno é perfeitamente adequado para a saúde humana, pois o ovo de galinha e codorna, e o leite de vaca e de cabra, por exemplo, possuem gordura em excesso e hormônios tóxicos por estarem baseados no habitat e nos maus tratos sobre a espécie em questão, sendo o leite materno aconselhável durante a formação do recém-nascido até a infância, e a proteína de outras espécies em casos de desnutrição.
Farmacologia Natural (síndromes crônicas e agudas; geralmente um medicamento para uma doença específica serve para todos as outras de igual polaridade energética)
*!melhor sob indicação de alguém experiente, pois uma dosagem excessiva pode ser tóxica!
- Positivas: Arnica: contusão e inflamação; chá e curtido em bebida alcoólica fermentada: vinho ou saque, por exemplo
- Capim-santo: agitação com frio; chá e curtido em bebida destilada: cachaça ou pisco, por exemplo.
- Café: frio-umidade: chá ou chá de bebida alcoólica destilada).
- Chá de cachaça, vinagre, limão e alho curtido: parasitas. Obs: experi'mental
- Chá de suco de laranja: indigestão, desintoxicação, insônia; com um pouco de limão intensifica a digestão.
- Hortelã: infecção, inflamação; chá ou suco.
- Inalação de extrato de malagueta: frio-umidade no triplo aquecedor superior: coriza, espirro e dor de garganta por resfriado, tosse e catarro aquoso, lacrimação excessiva.
- Molho de tomate com malagueta e ervas aromáticas: harmonização olfativo-gustativa etérica, falta de apetite, base para refeições insípidas e inodoras.
- Pasta de cravo: anestésico, frio-umidade.
- Pimenta: do reino para hipotermia; de cheiro para coriza e espirro; malagueta para dor de garganta por frio.
- Pó de canela: circulante da energia defensiva, frio-umidade.
- Incenso e/ou Fumaça de folhas de tabaco com guaco: fadiga e congestão nasal por frio-umidade, coriza excessiva, hiper-sensibilidade do sistema respiratório; embora o fumo não deva ser consumido como um hábito constante, apesar das empresas terem adicionado filtros e substâncias químicas de eficácia questionável, em tais hipóteses, sobretudo em quadros agudos, pode ser muito útil a inalação (tragar) caso não haja outras alternativas mais suaves, devendo apenas o paciente não esquecer de interromper o uso caso não haja melhora gradual ou recorrência dos sintomas, praticar exercícios aeróbicos regulares, fazer a higiene bucal, das roupas e se hidratar para não viciar, causar fadiga por endurecimento do tecido pulmonar (o câncer), causar mal hálito, escurecer os dentes, secar a mucosa bucal e a pele; é verdade que muitas pessoas fumam sem grandes consequências até idade avançada, mas o que ninguém menciona é o número de síndromes desencadeadas na população e um quadro comparativo com quem faz o uso apenas para fins medicinais; de forma isolada e/ou complementar conforme a necessidade, o uso de incenso no ambiente parece ser uma alternativa antes do uso de fumo (cigarro, charutos, cachimbos, narguilés etc.), não só para secar a umidade e perfumar o ambiente, como propiciar um estado psíquico mais harmonioso.
- Sal: por ser o único condimento mineral natural comestível com origem oceânica, é capaz de calcificar os ossos, sendo útil em osteoporose, pele flácida, enrugamento por natação, dentes frágeis, hipotensão, diabetes, impotência sexual, hipersonia, oleosidade excessiva da pele, hemorragia, dificuldade de cicatrização, anti-séptico, anti-fúngico, fadiga por excesso de mucosidade e apatia, envelhecimento precoce etc. A quantidade ideal diária é atingida quando a salivação se torna espessa e o excesso quando aparecem sinais de agitação e secura (insônia, estresse, ardência urinária e ocular, constipação, descamação da pele, sangramento nasal etc.). Logicamente, o efeito é mais rápido se misturado à um pouco de suco de laranja ou fruta cítrica morna.
- Urucum: anemia ou palidez. Logicamente, o efeito é mais rápido se misturado à um pouco de suco de laranja ou fruta cítrica morna.
- Xarope de Guaco: tosse com muco (adicionar sal ao chá), tosse sem muco (adicionar açúcar ao chá).
- Neutras: Água de coco e/ou melancia com hortelã: hidratação.
- Chá de suco de laranja: digestivo.
- Suco de tomate com caqui, maçã e cenoura cozida: nutrição refrescante.
- Sopa Suculenta de Suco de Tomate com Cenoura, Salsa, Coentro ou Orégano, Alho ou Cebola, e Malagueta: nutrição aquecedora, desintoxicação sanguínea: drogas, medicamentos, alimentos etc..
- Bala e Chicletes de Frutas e Plantas Aromáticas: obesidade, toxicomania, bruxismo, irritação, estresse, diabetes, desintoxicação, diarreia, gastrite, hepatite, tosse, distúrbios de compulsão e ansiedade em geral; considerando que 1 ciclo cicardiano tem 24 horas, que 1 pessoa dorme em média 8 horas por ciclo, e chupar uma bala ou mascar um chiclete podem variar de 4 à 20 minutos em média, não haveria problema algum uma pessoa passar a vigília inteira consumindo tais doces se mantivesse uma dieta e higiene bucal harmoniosa, algo em torno de 64 unidades ao dia, mas, se tal conselho parece simplista e suspeito, devemos considerar ainda que existem muitos fatores para diminuir o consumo das 64 unidades e que, dependendo da composição, não haveria excessos e até seria complementar ao tratamento de cada síndrome ou condição de saúde; eis os fatores: pode-se compensar eventual excesso de calorias com água morna e exercícios, um chiclete demora muito mais para ser consumido e consome mais energia muscular que uma bala, as refeições regulares diminuem a compulsão alimentar, raramente alguém não tem outras atividades que demandem total atenção (natação, esportes, conversas, lazer e labores envolventes) ou sejam relativamente inoportunas (banho, limpeza doméstica, dietas regulares, ida ao banheiro, sexo "sem cereja" etc.), existem chicletes e balas com propriedades terapêuticas e emulsificantes para cada tipo de síndrome supracitada (sem mencionar o processo de pasteurização ou solidificação por calor capaz de reduzir calorias e eliminar impurezas), existem outros protocolos paralelos para cada tipo de síndrome que levam alguns minutos ou horas para serem praticados e, finalmente, pode ser prazerosamente saudável consumir balas sem mascar e chicletes sem engolir na quantidade recomendada sem a culpa altamente suspeita de ficar com cáries, obesidade, diabetes e outras síndromes de acúmulo inoculadas já na infância por uma educação castradora imposta por almas incompetentes de má-fé.
- Chá de Suco de Tomate com Cenoura, Salsa, Coentro, Alho e Malagueta: acúmulo de umidade no sangue: diabetes, hipersonia e fadiga, hipersalivação, colesterolemia, obesidade, incontinência urinária etc.
- Creme de mamão morno com sementes inteiras: constipação; secura-frio dos fluidos.
- Inalação de extrato de cebola: calor-umidade no triplo aquecedor superior: desintoxicação fluídico-psicossomática dos olhos, pulmões e fluidos da cabeça e tórax em geral; tosse e catarro seco, coceira e muco auricular e ocular, mal hálito, rinite, sinusite etc.
- Inalação purificante: limpeza dos sistema sanguíneo, respiratório e fluidos da cabeça: acne, eczema, mal odor bucal e corporal, congestão nasal, sinusite, rinite etc.; resfriado, desintoxicação por uso de tabaco e drogas em geral, muco e inflamações nos ouvidos e olhos, conjuntivite, gengivite, otite; para uma purificação completa, nada melhor do que ficar exposto à sauna úmida até a diminuição ou remoção completa dos sintomas; em casos mais simples como dor de garganta causada por poeira ou poluição, resfriados etc, basta fazer a inalação pelo nariz e pela boca utilizando uma simples chaleira com água pura, desde que tomadas as precauções para não deixar cair o utensílio e não se queimar com o vapor; em todos os casos, o uso de dilatador nasal é bastante eficaz.
- Leite vegetal com fruta da época: convalescência, azia, problemas digestivos.
- Suco quente de hortelã: amigdalite.
- Suco de melão com hortelã: febre alta.
- Suco quente de melão com gengibre: febre baixa.
- Veganismo: o elixir da longevidade, do rejuvenescimento ou imortalidade; é importante esclarecer que a ingestão de sucos de frutas da estação com ou sem leite vegetal deixa o corpo mais leve para acordar, laborar e repousar, e alimentos sólidos são melhores para atividades de lazer, comemorativas, cerimoniais etc., devendo ser preparados quanticamente e simbolicamente conforme a estação, o ecossistema, as síndromes, os objetivos filosóficos etc..
- Negativos: Água de coco com hortelã e suco de caqui mole: tosse seca.
- Garapa com água de coco e gotas de limão, castanhas com limão, leite vegetal com laranja e banana: desnutrição, ressecamento da pele ou fluidos.
- Leite vegetal com limão ou laranja: azia, enjoo, desnutrição para todas as espécies, sobretudo as em fase de transição, lato sensu, do onivorismo para o herbivorismo; e daí a crença Ex(s)otérica na Onipotência Divinal e no paradoxo filosófico evolutivo-bidirecional do nascimento primordial "do ovo ou da galinha", considerando que ovos são encontrados em todos os Ecossistemas e seres alados são capazes de integrar diferentes orbes, sendo todos os fatores presentes nos 3 níveis cósmicos e em todos os reinos da Natureza: vírus, bactérias, fungos, aves marinhas, peixes, anfíbios, mamíferos etc.
- Leite animal morno com mamão e suco de laranja: envenenamento, desnutrição; e por isso há a crença teosófica que as reses (e não rés) são consideradas sagradas no hinduísmo, protegidas pelo(a)s nativo(a)s e até aperfeiçoadas por seres extraterrestres, não sendo à toa o leite pasteurizado ter um incrível prazo de validade para fins de desintoxicação por regurgitação, e até hoje venderem leite fresco para desnutrido(a)s de todas as espécies mamíferas].
- Linhaça e gergelim: tonificador da energia nutritiva, repositor tecidual: sangue e fluidos.
- Polpa de Melancia batida com a Casca: calor-secura, ressecamento da boca e vias nasais por toxicidade (drogas, cigarro, poluição etc.), desidratação, calor corporal por clima quente; ressecamento pele e dos fluidos, forte odor da urina e fezes etc. (se bem batida a casca, pode-se fazer doce ou purê).
Farmacologia Bio-Química (síndromes agudas; geralmente um medicamento para uma doença específica serve para todos as outras de igual polaridade energética)
*!contudo, embora nenhum medicamento seja mortal caso haja melhora imediatas dos sintomas sem recorrências e ausência de efeitos colaterais, melhor sob indicação de alguém experiente, pois os princípios ativos das substâncias são sintetizados em grandes quantidades e há inúmeras reações bio-químicas variáveis ao contato com os fluidos corporais em virtude de sutis diferenças genéticas e habituais de cada paciente, sem mencionar uma eventual má-fé ou uso estratégico de tais substâncias! Algumas marcas foram indicadas, mas para fins didáticos, pois não temos participação nas empresas.
- Positivas: Ácido Cítrico: tempero, conservante e purificante de alimentos e medicamentos; possivelmente sumo de suco e casca de laranja.
- Ácidos Corrosivos: possivelmente extrato de pimentas e ácido cítrico.
- Anfetaminas: antidepressivos, estimulantes sexuais, hipertensores; cocaína, cafeína, êxtase; alto grau de periculosidade fisiológica e sócio-ambiental, seja aguda, seja crônica.
- Álcool destilado: síndromes de frio e toxicidade digestivo-fluídica, mas não causadas por fatores crônicos ambientais e internos. Obs: somente com indicação terapêutica idônea, pois a concentração, a quantidade e a periodicidade incorreta acarreta acidentes, violência, retardo mental, perda das faculdades sensitivas causadas pela deterioração neuronal; dependência, reações alérgicas, debilidade do sistema imunológico e anulação de antí-dötos causadas pela proliferação de micro-organismos decorrente da deterioração da matéria-prima das substâncias ingeridas; inflamações causadas pela corrosão dos tecidos digestivos e células sanguíneo-linfáticas; constrangimentos econômico-morais e vulnerabilidades sócio-ambientais e psíquico-espirituais de todo tipo etc., ainda mais em regiões sem estrutura civilizatória seguramente planejada. Entretanto, considerando a ausência de cultura e estruturas sócio-ambientais existencialmente satisfatórias, é aceitável, desde que não haja prejuízo para a segurança, políticas de saúde preventiva e progresso logístico global, em nome da liberdade evolutiva, que as pessoas desenvolvam a alma racional utilizando drogas lícitas (anti-ácidos,anti-algicos,anti-térmicos,anti-depressivos, anti-psicóticos, emulsificantes, nutrientes etc.) combinadas terapeuticamente com medicamentos oficiais para se conscientizarem mais rápido e com menos sequelas dos males do desgoverno da alma passional e alma instintiva, e, principalmente, do fato que todos os hormônios causadores de êxtase, calma e equilíbrio, por respectivo exemplo, adrenalina, melatonina e endorfina, são produzidos pelo sistema nervoso central e simpático, isto é, vértices da alma racional e do espírito.
- Dipirona sódica: calafrio ou febre alta. Coincidência ou não, sincronia holly'WOODiana sobre o tree'ciclo de labor-lazer-repouso ou não, é interessante associar que a deep'runa é feita da casca da árvore Salgueiro, o mesmo visto em Harry Potter intitulado de "Salgueiro Lutador", o mesmo homenageado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, e o mesmo material do Cajado de Gandalf em o Senhor dos Anéis.
- Sódio: tempero, conservante e purificante de alimentos e medicamentos; possivelmente sal refinado.
- Neutras: Água Filtrada: em sentido amplo, podemos dizer que a água é uma substância bio-química, uma vez que precisa dum processo alquímico para prepará-la, isto é, a fervura seguida de coamento, sendo praticamente a substância mais neutra e acessível da ciência terapêutica. Com efeito, é utilizada para higiene e nutrição pessoal, veterinária, artesanal, industrial, veicular, ambiental; limpeza de alimentos naturais e industrializados, produção de alimentos, bebidas e medicamentos etc.
- Água oxigenada 10vol: limpeza de ferimentos, gengivite, aftas.
- Álcool Etílico ou Etanol: frutose fermentada; limpeza da pele e ferimentos se líquido e puro; purificador de água potável se bebida alcoólica; esfoliador da pele, se em gel.
- Azeite: rigidez articular, estagnação digestiva, debilidade dos tecidos conjuntivos; é importante esclarecer que o azeite, à semelhança do que ocorre quando se coloca no corpo ou se mistura à água, causa uma grande aderência molecular, semi-impermeabilizando mútua e momentaneamente as substâncias, não sendo diferente com alimentos excessivamente úmidos e fermentativos, com a cartilagem dos ossos e tendões, com as paredes estomaco-intestinais e membranas celulares.
- Conservantes Teciduais: é de conhecimento comum que algumas substâncias bioquímicas (por exemplo, ácido cítrico, benzoato de sódio, formol-etano) são utilizados para conservar alimentos e cadáveres, não sendo errado deduzir que doses orais e intravenosas cíclicas e proporcionais à idade, peso, altura e condições de saúde em geral podem causar um retardo e até rejuvenescimento corporal, ainda mais quando conjugado com hábitos saudavelmente biocêntricos em ambientes culturais onde prevalece políticas de saúde preventiva, não obstante existirem grupos pretensiosamente doadores, condicionadores e tiradores da vida humana e de outras espécies. Provavelmente, pode ser mais seguro utilizar tais conservantes teciduais por diferentes veículos de ingestão gradualmente invasivos conjugados com outros medicamentos em conformidade à síndrome e biotipo do(a) paciente (pomadas, soros, cápsulas, colírios, nebulizador, inalação em câmaras criogênicas, etc.).
- Drops Halls: nariz entupido.
- Emulsificante: chá semi-homeopático de sabonete líquido neutro infantil: diabetes, colesterolemia, cálculo renal, intoxicação sanguínea por acúmulo de umidade.
- Filtrum Vít 50 FPS: radiação solar excessiva.
- Lubrificante oftamológico: secura, ressecamento, sujeira por poluição ou radiação eletrônica.
- Naridrine: congestionamento nasal agudo.
- Pomada Anestésica conjugada com Pomada Anti-séptico: contusões, aftas, unhas encravadas, queimaduras superficiais; para lesões bucais, pomada base consistente, pegajosa e secante com o anti-séptico e anestésico, conjugado com protetor dental de silicone com cânula e bolsa externa para escoamento da saliva durante o sono.
- Soro caseiro umidificante: água com adoçante ou garapa (hipertensão, ressecamento da boca, olhos, vagina etc.; acidez nos fluidos, calor excessivo, ressecamento da pele, azia, ardência urinária sem infecção.
- Soro caseiro secante: água com sal [hipotensão, escorrimento excessivo de fluidos: saliva, lágrima, corrimento vaginal, sudorese etc.].
- Soro caseiro neutro: água, apenas (limpeza, circulação dos fluidos).
- Soro caseiro harmonizante: garapa, sal, glicerina ou óleo de abacate, ácido cítrico ou gotas de limão, aroma e temperatura da preferência em acordo com o clima, estimulante ou sedativo caso haja e conforme síndrome (revitalizador)]. Obs: ao contrário do que o senso comum terapêutico apregoa, a mistura de água, sal e açúcar não é a melhor combinação al'química, sendo importante dosar as substâncias, a temperatura, a densidade, a forma de preparo, tempo e de assimilação. Assim soros intravenosos são apenas quando o sistema gastro-intestinal está comprometido, soluções por orifícios naturais são para irrigação ou limpeza direta, soluções aquosas leves e quentes são apenas quando há frio e estagnação, soluções densas e frias são apenas quando há calor e dilatação, inalação por vapor quando a síndrome na parte superior do corpo (sendo vapor quente para desobstrução e frio para secura), sucos quando há secura ou toxicidade da parte inferior do corpo, comprimidos e capsulas são para irrigação de substâncias num região tecidual específica conforme o tempo de dissolvimento (sendo comprimidos para substâncias menos reagentes e capsulas para substâncias que exigem grande precisão) etc. Ainda é importante considerar que o soro fisiológico e o soro intravenoso, pelo grau de pureza, permite em tese, respectivamente, a ingestão via oral e a preparação artesenal, a fim de purificar e alcalinizar o sangue e fluidos corporais de modo geral, e não somente o uso para limpeza de ferimentos, cirurgias e nebulização, não obstante elucubrarem que o primeiro composto se trata só de água destilada (água fervida, depois vaporizada e condensada, à semelhança do processo pluvial) com um pouco de sal e o segundo só água destilada, ambos em processos iguais repetidos até o grau de neutralidade desejado.
- Vacinas: é controversa a indicação de vacinas, sendo que a corrente teórica favorável defende que previne de epidemias cíclicas ou regionais, e a corrente teórica desfavorável que atrapalha a adaptação natural do corpo, contudo, nada impede de conciliar as duas teorias através do fortalecimento imunológico por técnicas naturais durante todo ano e da participação de campanhas preventivas nacionais ou de caráter laboral internacionalmente idôneas. Após a vacina, é recomendável fazer suaves movimentos nos braços e alongamentos gerais com respiração coordenada e tomar um pequeno copo d'água para facilitar a circulação do antígeno pelo corpo).
- Veterinário-farmacologia: por força do Princípio Hermético da Correspondência, há uma grande possibilidade filosófico-dedutiva de alimentos e fármacos de uso exclusivamente veterinário serem muito eficientes à saúde humana, e, talvez por isso, a semelhança com cereais-grãos matinais e o conhecimento terapêutico ser escondido e até deturpado da população para imposição de costumes contrários à políticas ambientalistas e de saúde preventivas. Com efeito, eis alguns exemplos: pomadas anti-inflamatórias equinas para contusões; alcalinizador de aquários para síndromes de secura; ração de mamíferos para desnutrição, desintoxicação, baixa-imunidade e adaptação logístico-ambiental e até mesmo como compensação para miséria cultural predatória e produtiva etc.; todavia, havendo conveniência sócio-terapêutica ante a selvageria econômica atual, é prudente verificar a procedência dos produtos e purificá-los antes de prepará-los e ingerir, visto que, se o descaso com a higiene e a toxicidade de produtos e ambientes humanos já é um absurdo, o que dizer pastas condensadas de todo tipo de vegetais, frutas e grãos, e concentrações alopáticas bio-químicas, não sendo exagerado supor haver quantidades significativas de detritos fecais, restos de insetos etc.)
- Vinho Suave Morno: síndromes de acúmulo, estagnação e oscilação termo-psíquico-fluídica, mas não causada por fatores crônicos ambientais e internos, por exemplo, insônia obsessiva aguda, estase cardio-pulmonar, fobia abstrata, tédio e depressão aguda etc. Obs: somente com indicação terapêutica idônea, pois a concentração, a quantidade e a periodicidade incorreta acarreta acidentes, violência, retardo mental, perda das faculdades sensitivas causadas pela deterioração neuronal; dependência, reações alérgicas, debilidade do sistema imunológico e anulação de antí-dötos causadas pela proliferação de micro-organismos decorrente da deterioração da matéria-prima das substâncias ingeridas; inflamações causadas pela corrosão dos tecidos digestivos e células sanguíneo-linfáticas; constrangimentos econômico-morais e vulnerabilidades sócio-ambientais e psíquico-espirituais de todo tipo etc., ainda mais em regiões sem estrutura civilizatória seguramente planejada.
- Spray para Dor de Garganta: misturar num frasco de spray gel de lidocaína, um pouco de água e algumas gotas de adoçante; substâncias ácidas, picantes e alcoólicas só irritam mais a garganta; tal antídoto é paliativo, sendo necessário aquecer a região e beber bastante água moderadamente quente para purificar o sangue e expulsar o frio.
- Sulfadiazina de prata 10%: cicatrizante e hemostático para ferimentos profundos, aftas.
- Veículos: soro [para ação (i)mediata interna (pressão, desintoxicação e nutrição sanguínea; sedação, desintoxicação, sonífero etc.)], vapo-inalação [ação (i)mediata nos tecidos cranianos e cárdio-pulmonares (congestão nasal, remoção de muco dos olhos e pulmões, pressão sanguínea irregular, tensão muscular etc.)], comprimido [para ação (i)mediata nos tecidos do triplo aquecedor superior ao triplo aquecedor médio (dor de cabeça, amigdalite, gastrite etc.)], cápsula [para ação (i)mediata no triplo aquecedor inferior (constipação, infecção urinária etc.), combinados [para ação (i)mediata em todos os triplos aquecedores (líquido, comprimidos e cápsulas para desintoxicação do esôfago, estomago e intestinos; soro e vapor para envenenamento por gases tóxicos etc.)]}. Há fortes indícios que muitos medicamentos são indicados e até fabricados equivocada ou dolosamente quanto à forma (pílulas quando deveriam ser cápsulas, cápsulas quando deveriam ser líquidos, líquidos quando deveriam ser soro, um só veículo quando deveriam ser mais etc.) e quanto à substância (dosagem, indicação, preparação e combinação inadequada etc) objetivando perpetuar interesses capitalistas irracionais, ególatras e até etnocentristas em detrimento de Políticas Logísticas de Saúde Preventiva. Ora, considerando que filosoficamente se pode classificar matematicamente em poucas linhas todas as causas e efeitos das doenças e remédios, não há razão alguma para impedir que as bulas sempre venham de forma didático-prática e exista um rol comunitário-governamental virtual internacional (com endereço indicado nas embalagens; por exemplo, Organização Mundial da Saúde|Organização das Nações Unidas, WHO|UN) com a descrição atualizada de forma clara e sem ambiguidades de todos os medicamentos comprovadamente eficazes, sendo o número de marcas, o preço e a venda só sob prescrição médica em muitos casos cousa de rir para não chorar. Ora, duvidar disso é o mesmo que acreditar que a escrita, a lógica e os meios de comunicação não foram feitos para facilitar a educação individual, a evolução semi-coletiva e o progresso global.
- Negativas: Adoçante Sint'ético: ácidez estomacal e fluídica; uso durante o tratamento de cáries, solidificação de obturações, instalação de aparelhos odontológicos.
- Álcool Fermentado Gaseificado: síndromes de calor, secura e estagnação psíquico-fluídica. Obs: somente com indicação terapêutica idônea, pois a concentração, a quantidade e a periodicidade incorreta acarreta acidentes, violência, retardo mental, perda das faculdades sensitivas causadas pela deterioração neuronal; dependência, reações alérgicas, debilidade do sistema imunológico e anulação de antí-dötos causadas pela proliferação de micro-organismos decorrente da deterioração da matéria-prima das substâncias ingeridas; inflamações causadas pela corrosão dos tecidos digestivos e células sanguíneo-linfáticas; constrangimentos econômico-morais e vulnerabilidades sócio-ambientais e psíquico-espirituais de todo tipo etc., ainda mais em regiões sem estrutura civilizatória seguramente planejada.
- Anestésicos: uso interno: morfina, álcool etílico; uso externo: cocaína, xilocaína, lidocaína, taurina etc.; alto grau de periculosidade fisiológica e sócio-ambiental, seja aguda, seja crônica. Obs: há quem entenda que a anestesia geral e local é uma mistura purificada de cocaína, álcool de cereais e adoçante seguida de hidratação venosa com soro caseiro umidificante; já a anestesia local apenas cocaína diluída em adoçante injetada; alguns xaropes soníferos apenas um concentrado de erva cidreira curtida em álcool de maconha com bastante adoçante; e alguns comprimidos anti-álgicos xilocaína condensada; de toda forma, seja utilizando produtos naturais, químicos ou neutros como gelo, é importante iniciar procedimentos terapêuticos, odontológicos e cirúrgicos sem qualquer tipo de anestésico físico ou psíquico, já que é importante para o(a) paciente e o(a) anestesista saber o grau de comprometimento nevrálgico da lesão e do procedimento, para, depois, sendo realmente necessário, aliviar a dor artificialmente.
- Barbitúricos: calmantes, hipotensores, relaxantes musculares, soníferos; alto grau de periculosidade fisiológica e sócio-ambiental, seja aguda, seja crônica.
- Neosaldina: calor corporal, dor de cabeça.
Segue endereço da Wikipedia com a Lista de Medicamentos Essenciais (LME) da Organização Mundial de Saúde (OMS) da Organização das Nações Unidas (ONU):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Medicamentos_Essenciais_da_Organiza%C3%A7%C3%A3o_Mundial_de_Sa%C3%BAde
[1] É importante considerar que, fazendo uso (mesmo moderadamente) de substâncias nocivas a curto prazo, alimentos saudáveis perdem seus efeitos (ou até geram síndrome de acúmulo) e terapias mais brandas como a homeopatia perdem sua eficácia (sem mencionar os efeitos imediatos entre os quais os mais comuns são dores de cabeça, azia, enjôo, ganho de peso); a médio prazo, terapias mais fortes como a alopatia; e, a longo prazo, a capacidade natural de se autorregenerar, de sentir e perceber os aspectos mais sutis e prazerosos da vida. Nesse mesmo sentido, quanto mais alimentos frugais (frutas cozidas, água fervida, chá etc.) consumimos, mais nosso corpo físico vai se sutilizando e refrescando em virtude da fluência digestiva, porém ao mesmo tempo deixa proporcionalmente mais frágil o sistema digestivo à alimentos de qualidade oposta (frutas cruas, água mineral, sopas condimentadas, doces em conserva, massas assadas, concentrados fritos etc.), densificando e inflamando o corpo pela estagnação dos fluídos (sangue, linfa, saliva, suco gástrico, lágrima, coriza, esperma, suor, lubrificação vaginal, menstruação, urina, fezes, oleosidade dérmica, odor corporal etc.). Todavia, desde que se mantenha uma dieta saudável por padrão, beba-se muita água e se faça atividades físicas regulares, pode-se consumir eventualmente ou ao finais de semana alguns temperos, bebidas e alimentos industrializados bem selecionados, a fim de não tornar inviável o convívio social e sem correr o risco de ganhar ou perder peso, tomar suplementos químico-vitamínicos e fazer dietas e exercícios sacrificantes. Por fim, é importante considerar que, em face do descaso com os direitos do consumidor, é quase impossível evitar algumas fraudes em certos produtos seja por conta das autoridades, seja por conta dos comerciantes e produtores.
No que se refere à água potável, há uma controversa se é possível beber água da chuva, poços artesianos, fontes e rios sem despejos sanitários, água da torneira oriundas das estações de tratamento da cidade etc., mas, tal questão, não é tão problemática quanto parece, bastando apenas fazer um coamento rigoroso de tais fontes e fervê-la. Para tanto, basta os tradicionais filtros de barro ou modernos conjugados com chaleiras convencionais ou elétricas e galões de alta capacidade para o caso de falta de abastecimento temporário. Para se ter uma ideia da praticidade, uma simples chaleira com capacidade de 3 litros e uma garrafa de vidro de capacidade igual para resfriamento permite obter água potável para 1 pessoa com uma simples fervura pela manhã ou ao final do dia. Algumas gotas de limão após a fervura também é fundamental para melhor o sabor d'água (alternativamente, há quem substitua o limão por algumas gotas de álcool destilado de cana-de-açúcar ou cereais, mas nos parece que tal combinação, mesmo possuindo baixo teor alcoólico pela ebulição e diluição, é mais adequada para regiões frias e síndromes de frio não mentais por possuir propriedades termo-voláteis, anti-sépticas e psicoativas, ao contrário do limão, mais adequado para regiões quentes e síndromes de calor físicas e mentais por possuir apenas propriedades termo-dissolventes e anti-sépticas; por fim, há quem substitua o limão pela casca ou o limão pela casca de laranja ou tangerina sem açúcar, ou até outras essências aromáticas de preferência pessoal).
Em relação à hidroterapia, a ingestão e imersão em água gelada é indicada para síndromes de calor (insolação, queimaduras leves, agitação psíquico-fluidica, rigidez muscular e hipertensão, alergia, coceira, algias por calor, calor-secura etc.), a ingestão e imersão em água morna (temperatura do corpo) é indicada para síndromes de estagnação e acúmulo (oscilações térmicas e psíquico-fluidicas, sujeira, secura, febre alta, intoxicação alimentar ou medicamentosa, cálculo renal e biliar, constipação etc.), e a ingestão e imersão em água quente (que não arda o dorso das mãos) é indicada para síndromes de frio (hipotermia e câimbras, resfriado, algias por frio, febre baixa, varizes, apatia, fadiga, fadiga ocular, flacidez muscular e hipotensão, dormência e formigamento neural, colesterol etc.). Por fim, é importante esclarecer que um corpo bem hidratado e um ambiente puramente umidificado (mas proporcionalmente arejado e limpo) diminui a oxigenação celular e, portanto, o envelhecimento e a deterioração de objetos, não sendo à toa o Santo Graal e o Elixir do Imperador Amarelo simbolizarem o Caminho Secreto para a Imortalidade, não só pelas propriedades terapêuticas, quanto pelas condições ambientais para manifestações sutis (por exemplo, o som se propaga com mais amplitude na água, os espíritos se materializam mais facilmente, o solo se torna mais fértil, os corpos materiais ficam menos sujeitos aos impactos da gravidade, todos os seres nascem em líquido amniótico fisiológico ou ambiental adaptado às condições de cada orbe ainda que provenientes de matrizes elétricas, o gelo e o hidrogênio líquido são utilizados para criogenia e para evitar acidentes termo-mecânicos, os planetas gravitam no azul etérico, consciências e energias siderais são projetadas em cristal líquido e em ondas cósmicas etc.; também não são à toa palavras relacionadas à Geometria Sagrada, por exemplo, "mar'more" e "azul'eijo", capazes de resfriarem o ambiente, facilitando o arejamento, impedindo o emboloramento, retardando deteriorações celulares, e favorecendo todo tipo de desenvolvimento fetal e alquímico-laboral saudável, não obstante muitas pessoas e até clãs se estruturarem em sentido contrário, ainda que em detrimento da formação congênita de familiares; e por isso a Terra originalmente ser chamada de Planeta Azul, a Lua ser uma espécie de espelho harmonizador da Luz Solar e um organismo saudável ser composto na maioria por água, sendo o cérebro a parte mais irrigada).