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Educação ~ Importância e Graus

Podemos dizer que a educação seria uma forma de propiciar meios para melhor desfrutar a vida, nas suas demais áreas: política, filosofia, economia e saúde. Não é á toa que as palavras univers'idade ou univer'sity nomenologicamente trazem em si as palavras "universo" e "idade", e "universe" e "site", indicando, respecti'va'mente, "idade universal" ou "universo sentado ou local universal". Também não é à toa que a palavra "En'ciclopé'dia" traz em si "ciclope" e "dia", indicando "o ser mitológico de um olho vendo claramente", no sentido de "percepção e  cultura  integral  ou universal".

Assim, por mais teorias e belos discursos que existam ou possamos fazer, não há muito o que dizer sobre a importância da educação, apenas traçar uma simples analogia para conscientização: da mesma forma que queremos um lar harmonioso para descansar, desfrutar e/ou trabalhar, temos que limpá-lo, organizá-lo, aperfeiçoá-lo e interagir com ele com sabedoria para sempre estar agradavelmente disponível, e o mesmo se aplica com nossa saúde, com os ambientes que frequentamos e com o nosso planeta, sob pena de nunca conquistarmos a paz e a satisfação desejada. Por isso que as novas estratégias revolucionárias abandonaram o militarismo e a subversão direta, focando na popularização de informações pedagógicas de saúde preventiva sócio-ambiental, exportação de terapeutas e recursos naturais de qualidade etc., a fim de gradualmente "viciar" o(a)s cidadã(o)s à bons hábitos e, consequentemente, abandonar estilos de vida praticamente irracionais de tão insalubres, bem como reivindicar padrões legislativos e culturais de qualidade e progressistas.  

Mas é claro que para uma vida plena é necessário cultivar paralelamente todas as áreas em razão de sua mútua influência. 

O segredo da boa educação não é muito diferente do que o cultivo de uma planta ou da domesticação de animais para, ao final, permitir que o(a) educado(a) possa contribuir e desfrutar a existência livre e em harmonia com seu clãs ou tempo. Se por um lado diferentes níveis de conhecimento intelectual são cansativos, por outro permite aplicar o conhecimento prático com sabedoria em virtude duma cosmovisão mais profunda. Uma criança educada por um casal tem maiores chances de desenvolver a sensibilidade e a força disciplinada do homem e da mulher, mas isso não impede que pais ou tutore(a)s solteiro(a)s não possam ensinar as qualidades e as fraquezas dos dois gêneros. ?Ora, se desde a infância não se ensina crianças ao bons hábitos, os segredos da boa convivência e não lhes permite terem acesso à situações correspondentes com os méritos técnico-morais cíclicos, como esperar que não fiquem violentas, não haja caos na sócio-ambiental e o(a)s mais velho(a)s sejam bem tratado(a)s? Cães e outras espécies só ficam agressivas por serem constantemente mal tratados e isolados, e cidadãos se tornam criminosos ou traidores pelos mesmos motivos. Muitas das doenças, flagelos sócio-naturais e má-formações congênitas são decorrentes de tutore(a)s e pais irresponsáveis que impõem costumes obsoletos à(o)s seu(ua)s tutelado(a)s ou filho(a)s e insistem em manter suas posições de influência na sociedade e meio-ambiente. ?Não seria estagnar o progresso ou condenar as novas gerações quando tutores ou pais tentam impor posições sociais a(o)s tutelado(a)s e filho(a)s, criando rinhas políticas em vez de cientistas, bandido(a)s em vez de detetives, soldado(a)s em vez de estrategistas, açougueiro(a)s em vez de médico(a)s, estelionatário(a)s opressore(a)s em vez de artistas terapeutas, professore(a)s em vez de lutadore(a)s, planejadore(a)s econômico(a)s em vez de vendedore(a)s manipuladore(a)s, domesticadore(a)s hiperindutore(a)s em vez de carrasco(a)s, terapeutas em vez de pessoas com libido saudável, ególatras em vez de espiritualistas universalistas? 

Também nos parece oportuna a importância que Pitágoras dava à Matemática em relação aos demais campos do saber acadêmico, em que, pela lógica ou razão, poderia se ter uma atitude mais segura e mais bem aventurada ante à existência, através do levantamento dos prós e contras, da medida mais equilibrada, das causas e efeitos, e das possibilidades e das limitações ante a qualquer situação ou escolha que se tenha que fazer. Tal posição já havia sido preconizada no Mito do Cocheiro de Platão em que a alma racional (condutor) deveria conduzir a alma emocional (cavalos) e instintiva (biga) para não causar sofrimentos ante realidade (percurso).

Quando educamos nosso(a)s filho(a)s ou tutelado(a)s à apenas competirem e se defenderem de grupos e culturas historicamente conflituosas em prejuízo dos valores universalistas como o Confucionismo, ?não seria o mesmo que condená-lo(a)s prematuramente à novos conflitos e deixá-lo(a)s tentarem encontrar uma solução que não conseguimos durante grande parte de nossas vidas?

Em termos simbólicos, podemos classificar os graus de educação como uma Pirâmide de 4 andares:

1º Andar - Senso comum: é a base da pirâmide, formado pelos costumes básicos (como regras de etiqueta e respeito) e condicionamentos culturais, muitas vezes fragmentados, ilusórios ou até nocivos por se basearem na inexperiência da população. Está relacionado às classes criminosas, marginalizadas [neo-escravidão], esportistas [neo-digladiação] e comerciais (revenda e intermediação da produção como, a princípio, ponte para inclusão e cooperação social), e à pirataria, competição e propaganda. 

2º Andar - Técnico: restrito à prática do conhecimento científico. Está relacionado às classes produtivas e de entretenimento, e ao artesanato e manufatura (carpintaria, alimentação e farmacologia natural, agricultura, limpeza e manutenção, construção civil, teatro, música etc.). 

3º Andar - Científico: através de rigorosos métodos racionais de abdução (hipótese, investigação), indução (do efeito para causa) e dedução (da causa para o efeito) de situações ou experiências repetidas (artificiais ou históricas), busca-se formular teorias silogísticas (nos dizeres de Aristóteles, argumento lógico perfeito) sobre as leis naturais objetivando à criação de técnicas. Está relacionado às classes militares, acadêmicas, jornalísticas e terapêuticas, e à maquinofatura (operação de veículos, metalurgia, engenharia civil, exames ambulatoriais e laboratoriais etc.).  

4º Andar - Filosófico: é o ápice da pirâmide, a cosmovisão ou síntese das leis naturais; em termos práticos, é o silogismo ou a correta aplicação do conhecimento filosófico em todos os campos da vida. Está relacionado às classes sacerdotais, legisladoras, jurídicas e executivas, e à tecnologia (engenharia eletrônica e militar, genética e bio-química, necrologia e cirurgias, estratégia e logística de Estado e Meio Ambiente).

Vide ilustração simbólica abaixo para realçar as faculdades abdutivo-filosóficas: